O que mais se vê hoje em dia, é postagens nas redes sociais com uma série de mensagens sobre a aposentadoria por invalidez disseminadas de maneira equivocada. Nesse sentido, houve uma suposta notícia recentemente que dizia que quem tem diabetes, depressão ou hérnia de disco conseguiria esse tipo de aposentadoria devido ao diagnóstico.
A partir desse cenário, o INSS se manifestou comunicando às pessoas sobre a inverdade por trás dessa mensagem. Isso, pois, não há uma lista de doenças que garantem a aposentadoria. Afinal, o beneficiário sempre deverá passar por uma perícia para que seja avaliada a situação caso a caso.
Pensando nisso, você poderá compreender melhor esse assunto a seguir e tirar todas as suas dúvidas. Saiba mais!
Antes de mais nada, a verdade é que a resposta para essa pergunta depende de um fator crucial, a avaliação feita durante o exame médico do INSS.
Isso significa que as pessoas que têm depressão podem sim ter direito a aposentadoria por invalidez. No entanto, isso não significa que a doença em si seja um pré-requisito para garantir a aposentadoria por invalidez.
Em outras palavras, há pessoas diagnosticadas com depressão que ainda se sentem confortáveis e aptas para o trabalho, enquanto outras podem ter condições mais graves que as impedem de trabalhar.
Isso nos dá pistas de que não existe uma lista de doenças que permitiriam a aposentadoria. São feitas análises de cada pessoa para verificar se ela tem ou não condições de trabalhar.
Diante disso, se o médico constatar que determinado cidadão com hérnia de disco, diabetes ou depressão já não está em condições de trabalhar, poderá então emitir um laudo que lhe permitirá posteriormente aposentar-se por invalidez.
A ideia de que apenas um diagnóstico pode garantir a aposentadoria é, portanto, falsa. Até porque há muitas pessoas com esses diagnósticos que continuam trabalhando em várias áreas sem problemas.
Por isso é sempre importante agendar um profissional e conversar com um médico para avaliar o seu caso.
Acima de tudo, se você acredita que sua condição de saúde o impede de trabalhar, você deve solicitar primeiramente, o auxílio-doença do INSS. Posteriormente, poderá solicitar a aposentadoria por invalidez por meio do aplicativo Meu INSS. Para isso, confira o passo a passo:
Após o exame, o médico pode avaliar sua incapacidade para o trabalho temporariamente, isso, enfim, lhe concederá o auxílio-doença. Caso seja permanente, resultará na aposentadoria por invalidez.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…