Diante de um contexto econômico deficitário no Brasil, um aumento salarial está no topo da lista de desejos dos trabalhadores após quase 3 anos de recessão. Especialmente diante do atual clima de alta de preços, aumento do endividamento, altas taxas de juros e mercado de trabalho mais instável. Por isso que hoje, nós vamos indicar atitudes que podem te ajudar a melhorar o salário, ainda este ano.
As recomendações são realizar negociações diretamente com os proprietários e/ou administradores da empresa.
Mas como fazer estas negociações? Vamos dar algumas sugestões na sequência:
Ao solicitar um aumento salarial, procure ser objetivo nas suas justificativas. Pois se você der espaço para atitudes vazias, emoções e percepções que não acrescentam na evolução da conversa, logo estará se desqualificando.
Então, prepare-se com antecedência, tomando as seguintes medidas:
As negociações são incomuns porque exigem habilidades extras para garantir que o relacionamento permaneça intacto após a finalização do acordo, especialmente se as partes envolvidas continuarem a trabalhar juntas em uma capacidade hierárquica.
São fatores não monetários em jogo, como orgulho (o gerente pode se sentir ameaçado) e um senso de justiça (preocupação de que o salário de alguém seja significativamente maior do que o de seus colegas). Evite ultimatos, ameaças explícitas e insultos. Essas táticas não irão ajudá-lo a atingir a promoção, e pode até custar seu emprego.
O fato de que suas chances de ser pago aumentam proporcionalmente ao número de métodos de pagamento que você aceita. Sobre o crescimento monetário pode levar a impasses, pois a empresa pode querer recompensar os funcionários, mas não pode fazê-lo devido a restrições financeiras ou subjetivas.
Existem várias maneiras de ser compensado que sejam significativas para você, como ajuda financeira para a faculdade ou um diploma avançado, um horário de trabalho mais flexível, a opção de trabalhar em casa, vale-refeição ou ajuda com sua hipoteca.
Normalmente o aumento não acontece após a discussão inicial, mas não desanime. Leve em consideração a possibilidade de que seu gerente tenha começado a pensar sobre esse assunto como resultado de sua conversa, mesmo que você já o tenha em mente há algum tempo.
Dê a ele alguns dias (ou semanas) para processar a situação. Também, lembre-se de que ele estará prestando mais atenção em você do que nunca durante esse período.
Toda tentativa de negociação é válida, mesmo que demore mais do que o esperado para acontecer.
Veja ainda: BOLSA FAMÍLIA: Saiu a LISTA de quem vai receber R$ 1.312 em abril, GRANDE VITÓRIA
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…