Queiroga diz que hidroxicloroquina não tem eficácia comprovada contra Covid-19

Ministro da Saúde deu a declaração após nota técnica da pasta recomendar o uso do medicamento

0

Nesta segunda-feira (24), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a hidroxicloroquina não tem eficácia cientificamente comprovada contra a Covid-19. A declaração foi dada dias após uma nota técnica da pasta defender o uso do medicamento e questionar a vacinação.

“Essas medicações foram utilizadas no começo da pandemia e, na época, o uso era chamado de ‘uso compassivo’. Todos usaram. Posteriormente, se viu que nessas situações, essa medicação não era mais aplicada e foi testada em outros contextos, né? Essas medicações, inclusive eu já falei, são medicações cujo uso científico ainda não está comprovada, mas essa confusão que querem criar entre vacina e cloroquina é totalmente descabida.”, disse Marcelo Queiroga, durante entrevista ao programa “Sem Censura”, da TV Brasil.

A nota técnica em questão foi assinada pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Netto, que afirmou que as vacinas contra Covid-19 não são tão eficazes e seguras quanto a hidroxicloroquina.

A declaração não tem qualquer embasamento e causou revolta em especialistas da saúde e políticos de oposição, pois o uso da hidroxicloroquina para combater a Covid-19 não tem comprovação científica. Já as vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) têm se mostrado capazes de proteger contra o novo coronavírus.

Senadores querem afastamento de secretário defensor da hidroxicloroquina

Indignados com o posicionamento de Angotti, senadores da oposição querem o afastamento do secretário do Ministério da Saúde.

O ex-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) informou que vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para tirar o secretário do cargo e suspender a nota que “propaga fake news, atacando a vacina e, em desacordo com a ciência, promove remédios ineficazes contra a Covid-19!”

“Não podemos deixar que eles tratem a vida como brincadeira!”, criticou Randolfe em postagem no Twitter. “Além disso, vamos pedir o afastamento do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta, Hélio Angotti. Não há espaço para esses negacionistas insanos, especialmente quando se trata da vida do povo brasileiro!”, reforçou.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.