Quase 8 mil brasileiros tentaram entrar ilegalmente nos EUA em 2020

De acordo com dados das própria instituições norte-americanas, a maioria desses brasileiros tentou entrar ilegalmente pelo México

0

Quase oito mil brasileiros tentaram entrar nos Estados Unidos ilegalmente em 2020. O número representa um crescimento em relação aos dados de dois anos atrás. A grande maioria tentou fazer isso usando a fronteira com o México.

De acordo com os dados oficiais, foram 7.621 brasileiros tentando e não conseguindo ultrapassar a fronteira. Vale lembrar que esse número não inclui as pessoas que tentaram e conseguiram. Ou seja, pessoas que possivelmente conseguiram burlar a segurança e portanto não entraram na conta.

Ainda de acordo com as agências de imigração dos Estados Unidos 94% desses brasileiros usaram a parte da fronteira do México com o Texas. Sobretudo a região de El Paso, que fica no estado em questão.

Vale lembrar ainda que quando se fala em 2020, na verdade se fala do ano fiscal de 2020. Ou seja, o período que compreende o tempo entre outubro de 2019 e setembro deste ano. Ou seja, estamos falando de um período que já acabou.

O número desse ano é bem mais baixo do que o que se viu em 2019. Na ocasião, mais de 18 mil brasileiros tentaram burlar a passagem pela fronteira. Foi um recorde absoluto. Seja como for, os números de 2020 são bem maiores do que os de 2018, quando o Brasil registrou menos de 2 mil imigrantes por lá.

Brasileiros nos Estados Unidos

De acordo com o site BBC News Brasil, as autoridades dos Estados Unidos já estão começando a olhar com mais preocupação para essa entrada de brasileiros. Antes, a preocupação maior se dava com os imigrantes do México e com países da América Central.

Vale lembrar que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito sob uma postura muito agressiva contra os imigrantes ilegais. Ou seja, justamente esses que tentam atravessar a fronteira sem documentos necessários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.