O tema mais falado nos últimos dias se refere a quanto rende o FGTS. Isso porque o Fundo, que desde 2000 ficou liberado para investir em Fundos Mútuos de Privatização, pôde ser utilizado novamente, dessa vez para investir na Eletrobras.
Os recursos depositados mensalmente pelos empregadores nas contas dos funcionários rendem 3% ao ano. Esse percentual é somado a variação da Taxa Referencial, que na maioria dos períodos segue zerada.
Dos recursos dos últimos 20 anos, entre janeiro de 2002 a maio deste ano, 136% foi quanto rendeu o FGTS. Entretanto, aqueles que tinham valores na conta, puderam alterar uma parte da rentabilidade do Fundo.
Isso ocorreu porque entre 2000 e 2002 o FGTS pôde ser investido pelas primeiras vezes nos FMPs (Fundos Mútuos de Privatização). As empresas em questão, na época, foram a Vale e a Petrobras.
O rendimento obtido por quem se interessou em investir o FGTS na Vale e na Petrobras na década passada foi de 2.235% e de 649%, respectivamente.
No dia 3 de junho iniciaram as vendas dos papéis da Eletrobras. A privatização da estatal foi aprovada no Tribunal de Contas da União (TCU) no mês passado. A reserva pôde ser feita até 8 de junho, dia no qual houve a maior movimentação.
O investimento do FGTS na Eletrobras dividiu opiniões dos especialistas, isso porque alguns apontam que:
Em contrapartida, outros especialistas acreditam que o investimento é válido pois há uma flexibilidade para o trabalhador diversificar a rentabilidade do FMP.
Coletivos e associações foram contra a capitalização da Eletrobras e registraram denúncias contábeis contra à SEC (órgão regulador do mercado americano). As pautas levantadas pelos grupos são:
Os objetivos da capitalização é aumentar o nível de investimentos e a competitividade mercadológica da estatal. Os valores vindos da primeira oferta da Eletrobras irão para o caixa da empresa.
Os recursos serão destinados ao pagamento de uma bonificação de outorga à União pela mudança no contrato de suas usinas hidrelétricas.
Além disso, também é prevista a diluição da responsabilidade da União, que precisa cair de 72% para 45%. Arrecadar recursos para pagar outorga ao Estado e transformar a empresa numa corporação.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…