Quantas pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 no mundo?

3

Ao todo, 1,8 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 em todo o mundo. O número divulgado nesta segunda-feira (21) vem de uma análise realizada pela Bloomberg em países onde as campanhas de vacinação já começaram, principalmente no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Cientistas europeus concluíram que a vacina da Pfizer é segura
As vacinas da Pfizer/BioNtech começaram a ser aplicadas nos Estados Unidos em 14 de dezembro (Reprodução)

Trata-se de uma das operações mais massivas desse tipo já realizadas na história, bem como um esforço logístico sem precedentes. Somente nos Estados Unidos, já foram administradas 556.208 ampolas, principalmente para trabalhadores da saúde, de acordo com a contagem nacional dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. 

As doses começaram a ser distribuídas a partir de 14 de dezembro após a aprovação do imunizante desenvolvido pela Pfizer-BionTech pele agência reguladora americana. Números que podem crescer nos próximos dias graças à distribuição das primeiras vacinas da Moderna.

Leia também: Joe Biden é vacinado contra a covid-19

De acordo com o plano de vacinação americano, até hoje, segunda-feira, 21 de dezembro, um total de 1,5 milhão de americanos deverão ser vacinados, que deverão receber a segunda dose da vacina Pfizer/BioNtech em três semanas. 

De acordo com dados da Bloomberg, em 19 de dezembro, o estado com mais vacinados foi Flórida, com 40.037 antídotos já distribuídos. Em seguida, aparecem o Colorado (30.933) e o Texas (26.007). 

A campanha de imunização também começou no Canadá, novamente com a vacina Pfizer. Um total de 6.180 vacinados até 18 de dezembro, dos quais 2.000 em Ontário e 4.020 em Quebec. 

O Reino Unido, por outro lado, o primeiro país ocidental a aprovar e distribuir o medicamento, em 19 de dezembro, 350 mil pessoas já foram vacinadas, entre profissionais de saúde e hóspedes e funcionários de lares de idosos. Ao todo, foram 108 mil na Inglaterra, 18 mil na Escócia, 7.897 no País de Gales e 5.300 na Irlanda do Norte. 

A isso, somam-se a China e a Rússia, que já imunizaram milhares de cidadãos: respectivamente, 650 mil e 320 mil até 18 de dezembro. 

Nove vacinas

Conforme a Bloomberg, que está monitorando o desenvolvimento de nove vacinas contra a covid-19, pelo menos seis delas já estão disponíveis para uso público, em quantidades limitadas, em pelo menos seis países. 

Nenhuma dessas doses sozinhas é suficiente para imunizar uma população global de aproximadamente 7,8 bilhões de pessoas. Mas juntos eles representam, diz o relatório, a melhor chance para a humanidade acabar com um flagelo. 

De fato, a pandemia de coronavirus, que causou mais de 1,6 milhão de vítimas, deu origem a uma crise econômica global provavelmente sem precedentes.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.