Uma nova etapa do Programa Qualifica Mais Progredir foi lançada pelos ministérios da Cidadania e da Educação.
O objetivo é aumentar a inclusão produtiva no mercado de trabalho de beneficiários do Auxílio Brasil, o novo programa social que virá em substituição ao Bolsa Família ainda este ano.
Assim, serão ofertados cursos de qualificação gratuitos para formar microempreendedores individuais. A meta é alcançar mais de 65 mil pessoas, com um investimento do Governo Federal superior a R$ 37 milhões.
O programa vai ofertar cursos para os jovens acima de 18 anos que tenham concluído o ensino fundamental e que residam em uma das cem cidades prioritárias indicadas pelo Ministério da Cidadania.
A saber, tais localidades foram escolhidas a partir do alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil produzido pelo Datasebrae sobre os microempreendedores individuais do País.
“O Qualifica Mais Progredir prioriza a transformação social, assim como o Auxílio Brasil. Dessa forma, o Governo Federal conecta duas etapas do processo: oferece educação financeira para estudantes da rede pública de ensino e abre oportunidades de qualificação profissional para a entrada no mercado de trabalho”, destacou João Roma, ministro da Cidadania.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu o programa de qualificação profissional como um dos caminhos para impulsionar a economia. “O MEC não tem medido esforços para potencializar as oportunidades para muitos jovens e toda a população por meio da consolidação e ampliação da oferta de cursos que possam qualificar e trazer geração de empregos”.
Ainda mais, durante a qualificação profissional, os estudantes terão orientações para a sua formalização como microempreendedores e poderão iniciar o próprio negócio ou fortalecer um negócio já existente.
O Qualifica Mais Progredir atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão no mercado de trabalho e ampliação de renda do público assistido pela rede de proteção social.
O novo programa social que vem sendo trabalhado pelo governo federal contempla 3 benefícios básicos, a saber:
Existem ainda outros benefícios acessórios, que podem ser complementados desde que os requisitos sejam atendidos, são eles: Auxílio Esporte Escolar, Bolsa de Iniciação Científica, Auxílio Inclusão Produtiva Rural, Auxílio Inclusão Produtiva Urbana, Auxílio Criança Cidadã, Benefício Compensatório de Transição.
Confira também: Acompanhe aqui se você é um dos 650 mil que precisa devolver o auxílio emergencial; entenda
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…