Com mais de dois anos de operação, o PIX já pode ser considerado um grande sucesso.
Assim, quase 145 milhões de usuários, entre pessoas físicas e jurídicas, já se cadastraram no sistema e o número de chaves, contas e transações continua a crescer a cada mês.
No entanto, individualmente, como as instituições financeiras que oferecem esse serviço se saem em termos de desempenho? Vamos conferir a seguir.
O Banco Central possui três critérios de qualidade para avaliar o desempenho do PIX.
Assim, o primeiro deles é um índice que mede a disponibilidade do DICT (base de dados que armazena informações sobre as chaves PIX e contas transacionais vinculadas) para os participantes do sistema.
Ademais, esse indicador reflete o tempo em que o DICT esteve disponível para processar consultas de chaves PIX. Nos últimos 12 meses, ele atingiu 100%, superando a meta estabelecida pelo BC de 99,9%.
Já o segundo indicador utilizado pelo Banco Central é o índice que mede a disponibilidade do SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos), infraestrutura responsável pela liquidação das transações.
Dessa forma, esse indicador reflete o tempo em que o SPI esteve disponível para processar as transações. Nos últimos 12 meses, o índice sempre se manteve muito próximo de 100%, mas em fevereiro, último dado disponível, ficou em 99,9333%, ligeiramente acima da meta estabelecida pelo BC, que é de 99,9%.
Por último, o terceiro indicador é o Índice de Qualidade de Serviços (IQS), que se divide em três subíndices: índice de reclamações, índice de disponibilidade e índice de timeouts.
Contudo, o subíndice de reclamações, por sua vez, é composto por outros três índices: o índice RDR (reclamações registradas no BC), o índice de resolução de problemas e o índice de satisfação dos clientes.
Veja também: Você usa PIX? Então fique atento à COBRANÇA DE TAXAS autorizada pelo Banco Central
Cada um desses índices que foram citados anteriormente atribui uma nota aos bancos.
Assim, essa nota varia de A (mais alta) a E (mais baixa). No índice de timeouts, as notas também seguem a mesma escala. Já no índice de disponibilidade, a avaliação é limitada a “cumpriu” ou “não cumpriu” a meta estabelecida.
Dessa maneira, com base nesses indicadores, o Banco Central atribui uma nota mensal aos bancos, variando de A a C.
Além disso, ele também calcula uma média histórica dessas notas, resultando em uma classificação que varia de 1 a 3.
Veja também: Cartão de crédito ou PIX? Qual é melhor?
Em janeiro, a média histórica das notas revelou que 120 instituições financeiras obtiveram nota 1. Já outras 659 receberam nota 2. Apenas 4 instituições financeiras alcançaram a nota máxima de 3.
Veja abaixo:
Sabemos da enorme importância que esse método do pagamento tem atualmente.
Dessa forma, o PIX oferece diversas vantagens para as empresas, como a possibilidade de confirmar pagamentos rapidamente e enviar as mercadorias com maior agilidade.
Além disso, as empresas que vendem online podem liberar as compras de seus clientes em tempo real, melhorando a percepção dos consumidores e aumentando a taxa de conversão de vendas.
Veja também: Banco Central anuncia mudança no limite do PIX
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…