O uso de chá para infecção urinária é um dos melhores complementos para tratar esse problema tão comum, especialmente entre as mulheres. Pois, eles aumentam o efeito da medicação e aliviam os sintomas rapidamente, mas eles nunca devem substituir a orientação médica, especialmente quando são usados antibióticos.
Os mais usados são aqueles chás para infecção urinária que contam com ações antimicrobianas que eliminam os microrganismos responsáveis pela infecção. Além disso, as bebidas mais indicadas apresentam ação diurética, ou seja, aumentam a vontade de urinar. Veja abaixo alguns exemplos:
As folhas da uva ursina podem ser usadas para fazer o melhor chá para infecção urinária, já que várias pesquisas apontam a presença de uma substância chamada arbutina presente nessa planta. Por causa de sua ação antimicrobiana, esse chá elimina vírus e fungos que são os principais causadores desse problema.
Ademais, a uva ursina também promove uma ação diurética que auxilia na eliminação da urina durante o dia mantendo o trato urinário limpo e livre de microrganismos. Veja abaixo como preparar e consumir essa bebida:
Coloque as folhas dentro da água e mantenha em repouso dentro de uma panela durante 14 horas, em média, em um ambiente abrigado da luz do sol. Depois disso, coe e beba cerca de 4 xícaras por dia para obter os melhores resultados contra infecção urinária. Os ingredientes citados servem para preparar apenas uma xícara, portanto, aumente as quantidades para preparar uma dose diária.
A uva ursina pode levar à intoxicação, portanto, seu consumo deve ser moderado e, acima de tudo, indicado por um médico. Além disso, nunca beba mais do que 7 dias seguidos e caso apareçam sintomas como náuseas, vômitos ou diarreia, interrompa definitivamente o consumo em qualquer fase do tratamento.
A hidraste é uma planta comprovada cientificamente no combate à infecção urinária, pois é rica em hidrastina e berberina, substância antimicrobiana e anti-inflamatória, respectivamente. Além dessas substâncias, alguns estudos apontam que a erva impede bactérias como a E.coli, por exemplo, fiquem coladas à parede do sistema urinário e, com isso, são facilmente eliminadas pelo organismo logo em seguida.
Em primeiro lugar, coloque a água para ferver e, quando começar a borbulhar, adicione o pó de hidraste e mexa até amornar. Pronto, agora é só coar e beber 3 xícaras por dia para obter melhores resultados no tratamento caseiro para infecção urinária.
Pode ser que você encontre alguma dificuldade para encontrar o pó de hidraste em qualquer loja, mas o extrato líquido é mais comum. Para consumir apenas o extrato, saiba que é importante seguir as recomendações da embalagem e, caso não conste, beba apenas ¼ de colher de chá por dia.
O consumo de cápsulas de hidraste deve ser de apenas 450 mg por dia, em consumos de 3 cápsulas de 150 mg a cada 8 horas.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…