Quais são os vilões da fertilidade?

0

A fertilidade é a capacidade do casal de produzir uma gravidez. Em outras palavras, é a aptidão de se reproduzir, ou seja, a capacidade natural de uma pessoa produzir uma gravidez por meio de relação sexual. Neste sentido, para que um casal consiga gerar um filho naturalmente, é preciso que tanto o homem quanto a mulher sejam considerados férteis.

Porém, conceber nem sempre é fácil. Cerca de dois em cada 10 casais ao redor do mundo têm dificuldades para engravidar. A exemplo, a fertilidade feminina depende da mulher ter útero, trompas e ovários funcionais, ciclos menstruais normais e não apresentar problemas hormonais. Já a fertilidade masculina necessita que o homem seja capaz de produzir espermatozoides em quantidade e qualidade suficientes, além de conseguir ejacular.

Além disso, há alguns vilões que interferem, e muito, na fertilidade.

Vilões da fertilidade

Para aumentar suas chances de conceber, fique atento a esses fatores:

  • Tabagismo: fumar não só dificulta a concepção como aumenta o risco de complicações na gravidez e parto.
  • Fast-food: vários estudos indicam que a fertilidade é afetada pelo consumo de alimentos ultraprocessados.
  • Deficiência de vitamina D.
  • Trombofilias: essas doenças provocam distúrbios na coagulação sanguínea e podem causar abortamentos de repetição, prematuridade e outras complicações na gestação e no parto.
  • Endometriose e Síndrome do Ovário Policístico – SOP: ambas podem interferir na fertilidade da mulher. Dependendo do grau de severidade, é possível que mulheres com endometriose ou SOP necessitem de algum tipo de tratamento para engravidar.

Curiosidade

Nesse sentido, um casal em idade fértil, que mantém relações sexuais frequentemente, e sem usar métodos contraceptivos, costuma engravidar em até 12 meses. Sendo assim, se a dupla não conseguir a gestação neste período, indica-se que procure um médico para avaliar possíveis problemas de infertilidade. No caso de mulheres com mais de 35 anos, o prazo para procurar um especialista em infertilidade é após 6 meses de tentativas.

Por isso, cuide bem de sua saúde e converse com seu ginecologista para se preparar caso esteja planejando uma gravidez!

Por fim, veja também: A alimentação é sua aliada para o aprendizado. 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.