A má alimentação é uma realidade presente no nosso dia a dia, pois muitas pessoas deixam de comer ou comem mal. Por causa disso, é comum que alguns sintomas apareçam. Pois, o nosso corpo é um sistema integrado que envia sinais para podermos ajustar o seu equilíbrio.
Dessa forma, podemos evitar doenças ou tratá-las de forma rápida quando elas se associam à dieta ruim. Assim, para identificar os sintomas de uma má alimentação, confira a seguir.
De longe, esse é o principal sintoma de uma alimentação ruim ou dieta desequilibrada. Pois, a falta de ferro e de outras vitaminas, principalmente do grupo B, deixa o metabolismo mais devagar. Dessa forma, a sensação de esgotamento é uma prevenção para que o corpo não gaste mais energia.
Além disso, o alto consumo de gordura pode também gerar cansaço, pois é uma substância que demora para ser digerida. Dessa forma, toda a energia do corpo irá se concentrar em quebrar as moléculas de gordura.
Muitas pessoas acreditam que o consumo de óleos e gordura estão associados ao surgimento de espinhas. Porém, cientificamente isso não tem comprovação. Por outro lado, o consumo de leite já tem mostrado relação com o surgimento e aumento da acne. Além disso, alimentos que possuem grande teor de açúcar também podem causar espinhas.
A halitose muitas vezes é associada à má higienização bucal, mas a dieta também pode ser uma das suas causas. Assim, um mau hálito pode significar que você está bebendo pouca água.
Esse também é um dos principais sintomas de uma dieta ruim. A principal causa da constipação é a falta de fibra e água na dieta. Ou seja, significa que você não está comendo frutas, verduras e cereais necessários, bem como consumindo água.
A falta de proteínas muitas vezes se manifesta com cabelos fracos e quebradiços, principalmente ao penteá-los. Além disso, indica que pode haver falta da biotina, uma vitamina que está em vários alimentos. Por exemplo, aveia, cevada, peixes, gema de ovos e até na levedura da cerveja.
A má alimentação pode se manifestar com uma pele pálida e seca. Isso indica que você não está consumindo água o suficiente. Além disso, indica que você deve também aumentar o consumo de alimentos com betacaroteno. Por exemplo, cenoura, abóbora e pimentão.
A falta de vitamina C muitas vezes influência na imunidade. Por causa disso, é comum que pessoas com deficiência dessa vitamina tenham diversos episódios de resfriados.
Alimentos muito quentes e com muita pimenta, assim como o álcool e o café, podem aumentar a produção de suor.
Todos os produtos industrializados, como os refrigerantes, podem causar um aumento do volume abdominal. Principalmente, porque os alimentos processados emitem gases carbônicos que geral uma distensão da barriga.
Além disso, o fato de não mastigar direito e comer rapidamente também pode se associar a esse sintoma. Algumas pessoas podem ter aumento do volume abdominal devido à intolerância a lactose e ao glúten.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…