Quais os tipos de vinho? Aprenda a diferenciar

3

Você sabe quais são os tipos de vinhos que existem atualmente? São inúmeras opções! Existe o rosé, branco, espumante, fortificado e até mesmo licoroso. Temos certeza que não chegou a provar metade deles, não é mesmo?

Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 preparou uma lista para te ensinar a como escolher entre os mais variados tipos de vinhos. Quer saber mais? Basta continuar a leitura!

Qual a diferença entre os tipos de vinhos?

As diferenças são as mais variadas, principalmente quando se fala de cor e densidade. Por exemplo, o  Tannat é um vinho mais tânico e pesado. Já o Pinot é uma opção para aqueles que preferem algo mais leve e com mais aroma.

Os gostos podem variar entre tânico, alcoólico e ácido. Alguns podem levar na composição frutas vermelhas ou negras e até mesmo o pêssego, mudando totalmente o caminho da fermentação.

Os vinhos suaves passam pela adição do açúcar. Além disso, é extremamente importante que a uva esteja bastante madura. Dessa forma, pode deixar de ser um álcool e formar um açúcar. Tudo isso deve estar incluso no tempo de fermentação da bebida. Os tipos de vinhos demi-sec apresentam gosto mais doce que os finos. Entretanto, tudo é controlado pela legislação.

Como encontrar uma opção mais fraca?

O famoso “vinho de verão” possui cores mais fracas e deixa com que a luz passe por ele. Após isso, é importante analisar qual é o teor alcoólico. Quando encontrar um vinho branco com o teor de 14° já é bem alta a concentração. Caso esteja buscando por um espumante, a concentração recomendada é de apenas 12°.

Tipos de vinhos mais famosos

Mas e então, quais são os tipos de vinhos mais famosos? Observe uma lista:

Vinho tinto: extraído de uvas pretas ou tintas, o mais tradicional em nosso país. Ideal para quem busca um sabor intenso para harmonizar as carnes e queijos. 

Vinho Branco: Inúmeras pesquisas já comprovam que ingerir esse tipo ajuda a reduzir consideravelmente a tendência de doenças como artrite reumática e osteoporose.

Vinho rosé: em locais viníferos ele pode chegar a ser proibido! Entretanto, é uma ótima opção para quem deseja tomar nas festas de fim de ano e virada. Bastante sofisticado e diferente.

Espumantes: Os espumantes são tipos de vinhos com gás dentro da composição. Durante a fermentação, deve-se inserir uma quantidade de CO2. Completamente diferente de todas as opções!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.