Quais os principais tipos de queijos? Aprenda a diferenciar

1

Atualmente, existem vários tipos de queijos e eles podem ser fabricados através de inúmeros materiais diferentes como leita de vaca, ovelha e cabra. Após permanecer em determinado local, pode ser coalhado e deixa escorrer o soro, sobrando uma massa comestível.

Existem as opções francesas como Brie e Saint Paulin ou italianos, ingleses, suíços e muito mais. Tidos combinando perfeitamente com um bom vinho e uma carne. O sabor fica harmonioso e com um toque especial de leveza.

Portanto, o Brasil 123 separou uma lista com os principais para te auxiliar neste processo de escolha.

Quais os tipos de queijos mais conhecidos?

Provolone: Possui uma leve camada com uma cor mais amarelada devido à defumação. O sabor é avantajado e característico das opções italianas.

Cheddar: Muito comum em lanches e Fast Food, não é de se surpreender que seja uma opção criada pelos ingleses. Sua cor é extremamente amarelada – indo para o laranja – e possui altos teores de gordura. Apesar de no Brasil ser usado na forma derretida, seu formato natural é marrom com textura grossa.

Gouda: uma opção que não é tanto abordada e surgiu na Holanda. Ele foi produzido em forma cilíndrica que é semidura. O leite da vaca deve ser cozinhado até separar-se do soro.

Gruyère: Possui sabor picante e é extremamente salgado. Muito comum aparecer em filmes de desenho animado com buracos entre as cavidades.

Mussarela: O queijo mais popular do Brasil mas que surgiu especificamente na Itália. É utilizado em pizzas, lasanhas e sanduíches por possuir fácil derretimento. O sabor fica ainda mais valorizado quando combinado com orégano e temperos naturais.

Ricota: O calor é associado ao processo de acidificação para formar a textura. A textura é bastante característica e é muito recomendado para pessoas que estão praticando dieta pois apresenta baixo valor calórico.

Requeijão: Essa opção é totalmente brasileira. Comercializado através da mistura do leite desnatado com o creme de leite. Também existe o requeijão da corte que é feito através de leite integral e é distribuído em fatias.

Catupiry: Outra opção criada no Brasil e que está presente em vários alimentos da nossa cultura, principalmente a coxinha. Ele é um requeijão que não é derretido.

Edam: Outra opção criada pelos holandeses e apresenta o interior completamente amarelado com o exterior em cores vermelhas ou alaranjadas.

Queijo para veganos: é uma opção que está se tornando mais famosa ultimamente e já existem várias receitas. Veganos não ingerem produtos que foram derivados de animais como o leite.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.