Você saberia identificar quais os primeiros sintomas da depressão? Ou ainda saberia dizer se está com a doença ou não? Essas são informações extremamente importantes, especialmente para quem tem tendência a desenvolver essa doença tão séria, que tira a vida de inúmeras pessoas todos os dias.
Então, fique com a gente e não deixe de ler até o final, pois iremos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!
A depressão é uma doença séria, que atinge milhares de pessoas no mundo todo. E muitas vezes, quem tem a doença não faz o tratamento por não conseguir identificá-la. No início da doença, é comum sentir falta de energia, falta de vontade de fazer atividades que antes traziam alegria e cansaço constante.
Esses sintomas podem ser leves e com baixa intensidade no começo, contudo, tendem a piorar com o passar do tempo. Dessa forma, o paciente pode sofrer cada vez mais, além de desenvolver incapacidade de exercer atividades cotidianas, como trabalhar, estudar ou ter relação com outras pessoas, por exemplo.
Contudo, a depressão, apesar de séria, tem cura e pode ser tratada com bastante eficácia, desde que seja diagnosticada corretamente e logo no início. O tratamento inclui o uso de medicamentos, como antidepressivos, ansiolíticos e sessões de terapia.
Como já vimos anteriormente, a depressão pode começar com sintomas leves, que muitas vezes podem passar despercebidos. Contudo, tende a piorar com o passar do tempo, e outros sintomas podem surgir. Veja a seguir alguns dos principais sintomas que quem desenvolve depressão pode sentir.
É muito simples identificar esse sentimento em alguém, pois é comum que o paciente tenha olhos caídos, falta de alegria, tronco curvado, além de crises de choro. Além disso, a pessoa que sofre de depressão pode relatar uma tristeza fora do “normal”, além de sempre sentirem uma sensação de inutilidade, como se não fosse boa em nada.
Esse é o principal sintoma, para quem desenvolve depressão e está presente desde os primeiros indícios da doença. Além disso, sem tratamento pode agravar-se com o tempo, pois o transtorno depressivo pode fazer com que a pessoa sofra com mudanças repentinas e transitórias em seu humor durante o dia.
No mesmo instante que está se sentindo bem, conversando e até rindo, é possível que o paciente que tenha depressão sinta uma tristeza profunda.
Esse também é um grave sintoma, pois depois de um certo tempo, pode impedir que o paciente faça atividades simples, como comer, tomar banho ou trabalhar. Ademais, a falta de motivação, além de deixar de fazer esse tipo de atividade depois de um tempo, sem se importar com as consequências. O ideal é procurar imediatamente um médico, para então decidir o melhor tratamento a seguir.
Fique atento aos sintomas, consulte seu médico, faça terapia e garanta uma vida feliz e saudável para você!
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…