Quais frutas são ricas em flavonol?

0

⁣Pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, concluíram que pessoas que costumavam consumir, em seu dia a dia, frutas ricas em flavonol apresentavam, em média, uma pressão mais baixa do que quem não tinha esse hábito.⠀

Quais frutas são ricas em flavonol?

Uvas tintas, ameixas, maçãs, morango, framboesa, amora e outras frutas vermelhas. Essas frutas são ricas em flavonol e o achado foi publicado no Scientific Reports.

Importância do flavonol

Presente no chá — e também em frutas vermelhas e maçãs — os flavonoides são um grupo de fitonutrientes(nutrientes à base de plantas). Eles são ricos em antioxidantes, portanto, ajudam a combater os radicais livres no corpo, que podem danificar os órgãos. Estudos também mostraram que eles podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame.

Flavonol e pressão arterial

Além disso, cientistas estimaram o consumo de flavonol dosando determinados biomarcadores no sangue. Um detalhe importante foi justamente quando os cientistas comparavam apenas os participantes hipertensos e perceberam uma melhora considerável da pressão arterial.

Os resultados do estudo mostraram que o consumo de flavonoides pode ter um efeito vasculoprotetor (proteção contra danos aos vasos sanguíneos). Verificou-se que as pessoas que consumiram altos níveis deflavan-3-ol apresentaram pressão arterial sistólica e diastólica mais baixa.

Nesse sentido, níveis elevados de flavanol também se associam a níveis reduzidos de colesterol ruim, triglicerídeos e colesterol total no corpo.

Os resultados mostraram ainda que a diferença na pressão arterial entre aqueles que consumiram os níveis mais baixos de flavanol e aqueles que ingeriram os níveis mais elevados foi entre 2 e 4 milímetros de mercúrio (mmHg). A diferença na pressão arterial foi mais significativa em pessoas com diagnóstico de hipertensão.

Então, os cientistas concluíram que o consumo regular de flavanol (em qualquer forma) pode ajudar a reduzir a incidência de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame. Veja também causas da pressão alta aqui.

Segundo uma recomendação clássica de que todo mundo deva ter uma alimentação variada e rica em vegetais, não custa reforçar os benefícios de tais frutas como um estímulo a mais para a implementação de hábitos saudáveis à mesa.⠀

Por fim, e você, consome frutas que possuem flanonol?

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.