Putin envia mensagem de fim de ano a Bolsonaro, Trump e Biden

1

O presidente russo Vladimir Putin enviou, nesta quarta-feira (30), mensagens de Natal e no ano novo a chefes de estados e governos estrangeiros. Tanto o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como o eleito, Joe Biden, receberam os cumprimentos do líder russo.

Leia mais: Rússia é 3º país com mais mortos por covid após incluir 60 mil casos em balanço oficial

Além disso, ele também enviou saudações ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e a outros governantes, como o venezuelano Nicolás Maduro e o argentino Alberto Fernández.

Em mensagem ao presidente brasileiro divulgada pelo governo russo, Putin espera assegurar o desenvolvimento de uma parceria estratégica em benefício dos dois países. Ele também expressou esperança ao interesse de fortalecer a segurança e estabilidade internacionais. 

Por fim, o líder russo ressaltou a positiva cooperação russo-brasileira, preservada ao longo de 2020. Vladimir Putin também observou que Moscou e Brasília coordenaram esforços dentro do BRICS, G20 e outras associações multilaterais.

Ao presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, Putin afirmou que em 2020 muito foi feito para fortalecer a parceria estratégica russo-venezuelana. O presidente russo salientou a implementação de projetos importantes nos setores de energia, comércio, economia e outros, bem como os esforços conjuntos de resposta ao coronavírus dos dois países.

Em saudações ao presidente argentino Alberto Fernandez, Vladimir Putin afirmou que este ano, Rússia e Argentina, assim como toda a comunidade internacional, enfrentaram a pandemia global.

Conforme Putin, para Moscou e Buenos Aires é importante estreitar a cooperação para conter a disseminação da infecção por coronavírus, como acordos para o envio da vacina russa para a Argentina. Além disso, o presidente da Rússia expressou confiança de que a Rússia e a Argentina continuarão a desenvolver uma cooperação produtiva na área da saúde.

Leia também: Senado da Argentina aprovou legalização do aborto nesta quarta-feira

Putin e os Estados Unidos

Putin estendeu saudações de Natal e Ano Novo ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O líder russo desejou a Trump e a sua família boa saúde, bom humor e bem-estar, felicidade ao povo americano.

Já ao presidente eleito Joe Biden, Putin observou que a pandemia do coronavírus e outros desafios atestam a importância de uma ampla cooperação internacional. O presidente da Rússia disse ter esperança de que, ao construir um relacionamento no espírito de igualdade e consideração pelos interesses de cada um, a Rússia e os Estados Unidos. 

Leia mais: Vladimir Putin aumenta isolamento do Brasil ao parabenizar Joe Biden

De acordo com o presidente russo, os dois países podem contribuir muito para aumentar a estabilidade e a segurança nos níveis regional e global.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.