Um dos procedimentos habituais do Instituto Nacional do Seguro Social vem causando dúvidas entre segurados. Assim, a prova de vida do INSS tem feito com que alguns dos beneficiários da autarquia fiquem confusos.
Aproximadamente 36 milhões de cidadãos que recebem benefícios da Previdência Social (INSS) precisam passar pelo procedimento da prova de vida do INSS todo ano. Desse modo, continuam recebendo seus benefícios normalmente, sem que haja bloqueios ou suspensões. Essa medida é uma ação do Instituto que tem como objetivo evitar fraudes e manter os pagamentos sem nenhuma interrupção.
Quer entender melhor como funciona esse procedimento e porque ele vem causando dúvidas entre os beneficiários? Continue a leitura do texto até o final!
Primeiramente o beneficiário precisa entender que nunca houve o cancelamento ou sequer a suspensão da obrigatoriedade de prova de vida do INSS. Portanto, muitos segurados continuaram a realizar o procedimento normalmente. Mesmo durante o período de pandemia.
Nesse sentido, a ação da Previdência foi simplesmente manter os pagamentos que aconteceram desde março de 2020, sem bloquear, suspender ou cessar o benefício. Pois isso iria provocar a necessidade dos beneficiários comparecer até uma instituição financeira para realizar a regularização. Em outras palavras, o Instituto de Previdência decidiu manter o pagamento mesmo daquele segurado que não realizou o procedimento.
Portanto, o que retornou após o fim da pandemia não foi o procedimento em si, foi apenas as consequências normais de quando o beneficiário não realiza a prova de vida do INSS, ou seja, como de costume os benefícios podem sofrer bloqueios ou suspensões em casos de não realização dessa ação.
A princípio o beneficiário pode continuar realizando esse procedimento nas agências bancárias como sempre fez. Entretanto, existem outras formas que foram implementadas nesse período. Sendo assim, é muito importante que o beneficiário que não realizou a prova de vida do INSS, procure realizá-la, pois esta precisa acontecer todo ano.
Cabe lembrar que esse procedimento agora pode ser feito através da biometria facial. Sendo assim, quem ainda não realizou o procedimento tem a opção de fazê-lo pela conta Gov.br ou ainda pelo aplicativo Meu INSS e também normalmente em uma agência da Instituição financeira onde costuma receber o benefício.
Por fim, se o beneficiário resolver fazer a prova de vida do INSS, utilizando o próprio aparelho celular, será preciso o acesso a um dos dois aplicativos que mencionamos, tanto o Meu INSS como o Meu Gov.br, são bem intuitivos e basta seguir as instruções.
Em seguida da realização da prova de vida por biometria facial, o beneficiário do instituto pode realizar a consulta e saber o resultado pelo próprio app Meu INSS.
A saber, o procedimento feito por meio da biometria facial tem a mesma validade oficial. Contudo, se o segurado ficar com alguma dúvida ele pode buscar informações no site gov.br/inss ou ainda procurar ajuda através da ligação para a Central 135, cujo funcionamento acontece durante toda semana, até mesmo no sábado, das 7h da manhã até 10h da noite.
Afinal, com todas essas facilidades você não tem desculpa para não realizar a prova de vida do INSS. Faça sua parte e não permita a suspensão do seu benefício.
Veja ainda: Pode comemorar: 1,5 milhão de pessoas terão o nome limpo automaticamente, confira
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…