Aposentados e pensionistas do INSS devem realizar o procedimento da Prova de Vida anualmente, no mês de aniversário, a fim de comprovar ao governo que estão vivos e aptos a receber os benefícios previdenciários. O objetivo da Prova de Vida é evitar fraudes e pagamentos indevidos dos benefícios.
Segundo o portal Jornal Contábil, atualmente o número de beneficiários que precisam realizar a Prova de Vida chega a 720 mil, entre aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Executivo Federal Civil.
Para facilitar a vida desse grupo, canais digitais estão disponíveis como forma de cumprir o procedimento obrigatório, de forma remota. Com isso, 300 mil acessos à Prova de Vida Digital já foram realizados, desde maio de 2021. Os dados são do Ministério da Economia ao Jornal Contábil.
Os beneficiários são atraídos pelo procedimento pela comodidade, segurança e agilidade, permitindo que possam cumprir com a obrigatoriedade sem sair de casa ou até mesmo realizar a Prova de Vida de outro país.
A Prova de Vida Digital é feita pelo aplicativo gov.br – disponível para Android e iOS. Entretanto, quem define se você poderá realizar o procedimento digitalmente é o órgão que paga o seu benefício.
De acordo com o portal do governo, o órgão responsável pelo pagamento do seu benefício comunicará se você pode ou não fazer a Prova de Vida Digital pelo aplicativo.
Caso seja autorizado o procedimento, o beneficiário deve possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pois, para a comprovação dos dados, é utilizada uma foto de reconhecimento facial que será validada pela base de dados da Senatran e da Justiça Eleitoral.
Veja a lista dos órgãos que já aderiram a Prova de Vida Digital e pode convocar seus beneficiários para a realização do procedimento:
O procedimento é realizado através do reconhecimento facial, pelo aplicativo gov.br. Para realizar a Prova de Vida Digital siga o passo a passo informado pelo site do governo:
O governo recomenda que em caso de dúvida ou dificuldade, o cidadão deve entrar em contato com o serviço de atendimento do órgão pagador do seu benefício.
Leia também: Imposto de Renda: Saiba como evitar erros e cair na malha fina
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…