Os beneficiários da Previdência Social podem contar com um novo canal para o esclarecimento de dúvidas sobre o procedimento da prova de vida.
Este canal é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, como uma alternativa para que não seja necessário o deslocamento até uma agência para obter as informações e ainda permite realizar o acompanhamento de suas solicitações.
Através do número 0800 726 0207, opção 7, com horário de funcionamento 24 horas, as dúvidas podem ser esclarecidas.
É importante informar, para facilitar, que para o atendimento telefônico, o beneficiário precisa ter em mãos o número do seu benefício ou CPF e a data de nascimento.
Assim, a Central de Atendimento pode proporcionar as seguintes opções:
A prova de vida é uma exigência do INSS e deve ser feita anualmente por quem recebe benefício, independente da instituição financeira escolhida para o pagamento.
Na CAIXA, o procedimento pode ser realizado em qualquer agência ou na rede de autoatendimento (caixas eletrônicos), sendo que para esse último caso, é preciso que o beneficiário tenha identificação biométrica cadastrada.
A saber, a ausência da prova de vida implica no bloqueio do benefício pelo INSS até a sua regularização.
Siga as orientações:
Siga as orientações:
Os aposentados e pensionistas com mais de 80 anos de idade ou com dificuldade de locomoção poderão realizar o procedimento de prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem precisar sair de casa.
A prova de vida domiciliar é regulamentada por meio da Portaria 1.321 que consta no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o artigo 4º da Portaria: “Os beneficiários com dificuldades de locomoção ou idosos acima de oitenta anos, sem procurador ou representante legal cadastrado, poderão solicitar a realização de prova de vida por intermédio de pesquisa externa, mediante o comparecimento de representante do INSS à residência ou local informado no requerimento”.
O pedido de visita de um servidor para a realização da prova de vida poderá ser feito pela central telefônica 135 e pelo aplicativo ou portal ‘Meu INSS’, mesmo que o idoso ou o incapacitado de se locomover não tenham um procurador ou um representante legal cadastrado junto ao instituto.
Veja também: Auxílio Emergencial: Sexta parcela chega esta semana; veja quem recebe primeiro
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…