Propriedades nutricionais do inhame e as dicas de saúde

1

As propriedades nutricionais do inhame garantem equilíbrio da saúde. É muito provável que você já tenha ouvido falar deste alimento, mas não está acostumado a consumi-lo. Veja, por conseguinte, os bons motivos para incluí-lo em sua dieta.

O inhame pode ser o principal carboidrato substituto das refeições (almoço ou jantar). Portanto, pode ser utilizado no preparo de sopas ou como lanche saudável e saboroso. O melhor de tudo é que trata-se de um alimento que pode oferecer muitos benefícios à saúde.

propriedades nutricionais do inhame

Propriedades nutricionais do inhame

O inhame é um tubérculo que pode ser considerado um alimento funcional. Além disso, também pode nutrir o corpo com elementos que promovem benefícios à saúde.

O alimento apresenta diversas propriedades nutricionais, atribuídas principalmente à presença da diosgenina. Este é um fitohormônio que auxilia na modulação do hormônio feminino, além de desempenhar diversas funções no organismo.

As propriedades nutricionais do inhame estão mencionadas, a seguir!

Controla os sintomas da síndrome pré-menstrual

Ao promover o equilíbrio dos níveis de hormônios femininos, o alimento ajuda a controlar os sintomas da TPM e da menopausa. Pode-se, inclusive, ser uma alternativa à terapia de reposição hormonal (sob supervisão médica).

Reduz os níveis de colesterol

A diosgenina também ajuda a diminuir os níveis de colesterol (o que reduz a absorção intestinal do colesterol e aumenta a excreção).

Aumentar a fertilidade

A diosgenina auxilia, ao mesmo tempo, no aumento da fertilidade, sendo benéfica para mulheres que desejam engravidar.

Age no bom funcionamento do intestino

O inhame também é composto por vitaminas e minerais que são importantes para um corpo saudável. Ferro, potássio, cálcio, fósforo, complexo de vitamina B, vitamina C e A, fibra para ajudar a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue e melhorar a função intestinal.

Este alimento fortalece o sistema imunológico com várias vitaminas e minerais, principalmente a vitamina C. O inhame atua na proteção do sistema imunológico.

Contribui para a perda de peso

Também pode ajudar no processo de perda de peso. Embora contenha carboidratos, eles têm baixo índice glicêmico (não promovem aumento de glicose e insulina no sangue). O inhame é, então, rico em fibras (proporciona mais saciedade e bom funcionamento do intestino) e substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam na eliminação das toxinas do corpo.

Eles melhoram seu funcionamento e promovem a eliminação de gorduras quando combinados com a atividade física.

Melhora da celulite

O antioxidante e anti-inflamatório do inhame também auxilia, então, no combate à celulite.

Contém pouca gordura

Além de ser um alimento de baixo índice glicêmico, é, portanto, pobre em gorduras.

1/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.