Propriedades nutricionais do amendoim e as dicas de saúde

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As propriedades nutricionais do amendoim podem fazer parte da sua dieta. Frequentemente, têm má reputação por causa de sua companhia duvidosa como aperitivo (linguiças de coquetel, batatas fritas e outros aperitivos muito gordurosos ou salgados). No entanto, o amendoim puro tem muitas vantagens.

Se também for muito rico em lipídios (50%), é principalmente ácidos graxos monoinsaturados, como o azeite. Ele ainda contém algum resveratrol antioxidante. Componentes que o tornam um aliado contra as doenças cardiovasculares.

propriedades nutricionais do amendoim

Propriedades nutricionais do amendoim

As frutas oleaginosas (amêndoas, nozes, avelãs, pistache) têm uma imagem muito melhor do que o amendoim. Já fazem parte das recomendações oficiais pelas suas características nutricionais (a uma taxa de 30 g por dia).

Mas, claro, os amendoins também são interessantes para sua dieta! Até porque são um pouco mais ricos em proteínas e muitas vezes custam muito menos.

Como escolher bem?

Para se beneficiar de seus benefícios, ele deve ser escolhido sem sal e cru ou mal torrado para realçar seu sabor. As altas temperaturas desnaturam suas proteínas e oxidam seus ácidos graxos mais frágeis.

Cada vez é mais fácil encontrá-lo sem sal, mas a maior parte deles são salgados e grelhados no azeite. Nas lojas asiáticas e africanas, também existem grandes embalagens de amendoim cru. Quando ainda está na casca, mantém-se bem e seu sabor é mais bem preservado.

Quanto podemos consumir?

Como outras sementes oleaginosas, limitamo-nos a 30 g por dia. Também redescobrimos o purê de amendoim 100%, perfeito para combater a larica da manhã, numa fatia de pão de massa fermentada por exemplo.

Alguns amendoins simples com frutas também fazem um bom lanche da tarde. Eles são esmagados em saladas (camarões, coentros).

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