Propriedades nutricionais do abacaxi e as maravilhas do alimento

1

As principais propriedades nutricionais do abacaxi promovem o equilíbrio da saúde. A fruta pertence à família das bromélias. Este alimento grande e oval com um manto alaranjado coberto por uma coroa de folhas verdes, pesa entre 1 e 2,5 kg dependendo da variedade. É melhor apreciada entre dezembro e abril.

propriedades nutricionais do abacaxi

Benefícios e propriedades nutricionais do abacaxi

O abacaxi é indiscutivelmente uma fruta com muitos benefícios para a saúde. Sua riqueza em fibras moles (celulose) facilita o trânsito intestinal e ajuda no combate à constipação crônica.

Os polifenóis contidos no abacaxi, juntamente com a vitamina C e o beta-caroteno, têm propriedades antioxidantes reconhecidas.

Ao neutralizar os radicais livres, essas substâncias antioxidantes desempenham um papel na prevenção de certos cânceres e várias doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento celular.

Por fim, a famosa bromelaína, com propriedades antitrombóticas e antiplaquetárias, preveniria doenças cardiovasculares, em particular a trombose venosa, a angina de peito e a embolia pulmonar.

Benefícios para o fígado e digestão

A bromelaína, uma das propriedades nutricionais do abacaxi, é uma enzima que ajuda a quebrar os nutrientes, especialmente proteínas e amido. Portanto, torna possível facilitar a digestão de uma refeição rica e prevenir inchaço, distúrbios digestivos e azia.

Suas fibras macias, sua riqueza em água e potássio (mineral com efeito diurético) e a bromelaína fazem do abacaxi uma fruta purificadora e desintoxicante. O abacaxi é, portanto, a sobremesa perfeita depois de um prato principal rico e pesado para digerir!

Abacaxi emagrece?

O abacaxi tem, portanto, a reputação de queimar gordura e aumentar a perda de peso. É a bromelaína a responsável por este efeito adelgaçante, atacando diretamente as nossas reservas de gordura. Mito ou realidade?

Se a bromelaína realmente promove a lipólise (derretimento do tecido adiposo), infelizmente o abacaxi está longe de conter o suficiente para ter qualquer efeito em nossas reservas de gordura!

Além disso, esta enzima é parcialmente inativada no estômago durante a digestão. O abacaxi, por conseguinte, não faz emagrecer, mas é totalmente compatível com uma dieta de emagrecimento porque é pobre em calorias e rico em vitaminas e minerais.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.