Propriedades nutricionais da rúcula e as dicas de saúde

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As propriedades nutricionais da rúcula compreendem muitos benefícios à saúde. A rúcula faz parte da família dos crucíferos (assim como o repolho, os rabanetes ou os nabos). Muito se aprecia na fitoterapia. Além disso, já se utilizava na Antiguidade para estimular o crescimento dos fios e aumentar a libido.

Afrodisíaca ou não, portanto, a rúcula é especialmente interessante do ponto de vista nutricional. Ultraleve (cerca de 30 calorias por 100 g), no entanto, fornece sua cota de nutrientes essenciais: é uma excelente fonte de vitamina K, que desempenha um papel na coagulação do sangue, e uma boa fonte de vitamina B9 (ou ácido fólico), envolvido no sistema nervoso.

propriedades nutricionais da rúcula

É também uma das plantas bem dotadas de cálcio (160 mg / 100 g), essencial para a solidez do esqueleto.

Propriedades nutricionais da rúcula

Os antioxidantes são importantes para a saúde. Eles combatem ao câncer, doenças degenerativas e cardiovasculares e todas as enfermidades ligadas ao envelhecimento.

São também uma das saladas que mais fornece luteína e beta-caroteno (contém, respectivamente, 2 e 3 vezes mais do que a alface), dois antioxidantes da família dos carotenóides, que lutam contra os radicais livres.

A rúcula também é, portanto, rica em flavonóides (principalmente quercetina), antioxidantes que fortalecem a resistência dos vasos sanguíneos .

Os glucosinolatos também presentes na rúcula também são conhecidos por sua ação antioxidante. Eles são excelentes antibacterianos e estimulam o sistema imunológico. Finalmente, a clorofila, o pigmento que dá à rúcula sua bela cor verde escura, também é um poderoso antioxidante.

Dicas de uso da rúcula

No chá de ervas, para aderir às propriedades nutricionais da rúcula, é preciso infundir 1 colher pequena de folhas frescas em um copo de água fervente por cerca de 10 min. Filtre e beba esta preparação imediatamente (após a refeição, para facilitar a digestão).

No fondue, derreta a rúcula em um fiozinho de azeite em fogo baixo (tipo espinafre), mexendo sempre. Retire do fogo assim que as folhas ficarem macias (5 a 7 min) e misture com o macarrão e um pouco de creme de legumes.

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