Propriedades nutricionais da pipoca e as dicas de saúde

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As propriedades nutricionais da pipoca podem surpreender aqueles que buscam perda de peso. O alimento contém alguns nutrientes importantes. Assim, incorporar este produto alimentar a uma alimentação saudável e equilibrada pode revelar-se benéfico.

A pipoca é um tipo de milho que explode após ser submetido ao calor. Dentro de cada grão existe uma quantidade mínima de água que, após a expansão, faz com que o grão exploda.

propriedades nutricionais do pipoca

Propriedades nutricionais da pipoca

De acordo com os dados recolhidos na SELF Nutrition Data, a pipoca é um alimento completo que proporciona uma concentração atrativa de nutrientes essenciais. Mais especificamente, este alimento contém:

  • Vitamina B1 (tiamina), B3 (niacina) e B6 (piridoxina);
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Zinco;
  • Cobre;
  • Manganês.

Além disso, é baixo em calorias e contém proteínas, carboidratos e também gordura. Por outro lado, de acordo com pesquisas da Universidade de Scranton, a pipoca também fornece quantidades significativas de polifenóis. Estes últimos são substâncias antioxidantes às quais são atribuídos vários benefícios à saúde.

Quais são as razões para consumir pipoca?

Embora muitas pessoas não saibam, a pipoca é um alimento de grãos inteiros que pode trazer benefícios reais ao corpo. Na verdade, estudos mostram que consumir grãos inteiros diminui a inflamação e o risco de doenças cardíacas.

Além disso, como já mencionamos, a pipoca contém nutrientes que ajudam a promover o bem-estar.

A pipoca ajuda a digestão

A pipoca é um grão integral, portanto, seu alto teor de fibras ajuda a regular o trânsito intestinal. Uma porção de 100 gramas fornece até 15 gramas de fibra.

Níveis baixos de açúcar no sangue

Consumir pipoca pode ser benéfico no controle dos níveis elevados de açúcar no sangue. Embora não haja nenhum estudo para provar que previne o diabetes, há pesquisas que relacionam a ingestão de fibras com a redução do açúcar no sangue.

O que se sabe é que, portanto, a fibra pode diminuir o risco de diabetes tipo 2. Além disso, pode melhorar a capacidade de usar a insulina corretamente.

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