Propriedades nutricionais da castanha de caju e as dicas de saúde

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Dentre as propriedades nutricionais da castanha de caju, estão suas vantagens para a saúde cardíaca. Nativa‌ ‌do‌ ‌Brasil,‌ ‌a‌ ‌castanha‌ ‌de‌ ‌caju‌ ‌é‌ ‌fruto‌ ‌do‌ ‌cajueiro‌‌,‌ ‌árvore‌ ‌com‌ ‌cerca‌ ‌de‌ ‌10‌ ‌metros‌ ‌de‌ ‌
altura‌ ‌e‌ ‌tronco‌ ‌bastante‌ ‌retorcido.‌ ‌

Na‌ ‌primavera,‌ ‌pequenas‌ ‌flores‌ ‌brancas‌ ‌parecem‌ ‌abrir‌ ‌espaço‌ ‌para‌ ‌os‌ ‌cajueiros.‌ ‌Em‌ ‌suas‌ ‌extremidades‌ ‌estão‌ ‌os‌ ‌cajus.‌ ‌Hoje‌ ‌são‌ ‌produzidos‌ ‌em‌ ‌vários‌ ‌países:‌ ‌Vietnã,‌ ‌Índia,‌ ‌Nigéria,‌ ‌Brasil‌ ‌ou‌ ‌até‌ ‌mesmo‌ ‌na‌ ‌Tanzânia‌.

propriedades nutricionais da castanha de caju

Propriedades nutricionais da castanha de caju

Em‌ ‌geral,‌ ‌vários‌ ‌estudos‌ ‌mostram‌ ‌que‌ ‌o‌ ‌consumo‌ ‌de‌ ‌nozes‌ ‌(amêndoas,‌ ‌pistache,‌ ‌etc.)‌ ‌e‌ ‌frutas‌ ‌oleaginosas‌ ‌(castanha‌ ‌de‌ ‌caju,‌ ‌nozes ‌etc.)‌ ‌é‌ ‌muito‌ ‌benéfico‌ ‌para‌ ‌a‌ ‌saúde‌. ‌Na‌ ‌verdade,‌ ‌eles‌ ‌reduzem ‌o‌ ‌risco‌ ‌de‌ ‌doenças‌ ‌cardiovasculares,‌ ‌diabetes‌ ‌tipo‌ ‌2,‌ ‌cálculos‌ ‌biliares,‌ ‌mas‌ ‌também‌ ‌câncer‌ ‌de‌ ‌cólon‌ ‌nas‌ ‌mulheres.‌ ‌Do‌ ‌ponto‌ ‌de‌ ‌vista‌ ‌nutricional,‌ ‌o‌ ‌caju‌ ‌é‌ ‌definitivamente‌ ‌uma‌ ‌das‌ ‌melhores‌ ‌sementes‌ ‌oleaginosas!‌ ‌

Excelente‌ ‌para‌ a ‌saúde‌ ‌cardiovascular‌ ‌

Como‌ ‌a‌ ‌maioria‌ ‌das‌ ‌nozes‌ ‌e‌ ‌sementes‌ ‌oleaginosas,‌ ‌os‌ ‌cajus‌ ‌são‌ ‌ricos‌ ‌em‌ ‌gordura‌.‌ ‌Mas‌ ‌
não‌ ‌tenha‌ ‌medo,‌ ‌a‌ ‌maioria‌ ‌da‌ ‌gordura‌ ‌nas‌ ‌castanhas‌ ‌de‌ ‌caju‌ ‌são‌ ‌ácidos‌ ‌graxos‌ ‌monoinsaturados,‌ ‌assim‌ ‌como‌ ‌no‌ ‌azeite‌ ‌de‌ ‌oliva‌ ‌extra‌ ‌virgem.‌ ‌

Portanto,‌ ‌a‌ ‌ingestão‌ ‌dessas‌ ‌gorduras‌ ‌boas‌ ‌leva‌ ‌à‌ ‌diminuição‌ ‌do‌ ‌colesterol‌ ‌ruim‌ ‌(LDL)‌ ‌sem‌ ‌reduzir‌ ‌o‌ ‌colesterol‌ ‌bom‌ ‌(HDL).‌ ‌Esses‌ ‌ácidos‌ ‌graxos‌ ‌monoinsaturados,‌ ‌portanto,‌ ‌contribuem‌ ‌para‌ ‌nossa‌ ‌boa‌ ‌saúde‌ ‌cardiovascular.‌

Rico‌ ‌em‌ ‌vitaminas‌ ‌e‌ ‌minerais‌ ‌

A‌ ‌castanha‌ ‌de‌ ‌caju‌ ‌é‌ ‌muito‌ ‌interessante‌ ‌porque‌ ‌também‌ ‌fornece‌ ‌muitas‌ ‌vitaminas‌ ‌e‌ ‌minerais‌‌.‌ ‌É‌ ‌particularmente‌ ‌rico‌ ‌em‌ ‌vitaminas‌ ‌do‌ ‌grupo‌ ‌B‌‌,‌ ‌necessárias‌ ‌ao‌ ‌bom‌ ‌funcionamento‌ ‌do‌ ‌organismo.‌ ‌

Ele‌ ‌também‌ ‌contém‌ ‌vitamina‌ ‌K‌,‌ ‌essencial‌ ‌para‌ ‌a‌ ‌coagulação do‌ ‌sangue.‌ ‌E‌ ‌se‌ ‌você‌ ‌estiver‌ ‌com‌ ‌pouco‌ ‌magnésio‌‌,‌ ‌os‌ ‌cajus‌ ‌são‌ ‌ideais‌ ‌porque‌ ‌são‌ ‌uma‌ ‌ótima‌ ‌fonte.‌ ‌

Fonte‌ ‌de‌ ‌antioxidantes‌ ‌

Os‌ ‌antioxidantes‌ ‌são‌ ‌importantes‌ ‌no‌ ‌combate‌ ‌à‌ ‌formação‌ ‌de‌ ‌radicais‌ ‌livres‌ ‌no‌ ‌organismo,‌ ‌
responsáveis‌ ‌​​pelo‌ ‌envelhecimento‌ ‌prematuro‌ ‌da‌ ‌pele‌ ‌mas‌ ‌também‌ ‌por‌ ‌alguns‌ ‌cancros‌ ‌e‌ ‌
doenças‌ ‌cardiovasculares.‌

‌E‌ ‌para‌ ‌se‌ ‌abastecer‌ ‌de‌ ‌antioxidantes,‌ portanto, ‌nada‌ ‌melhor‌ ‌do‌ ‌que‌ ‌a castanha de caju.‌ ‌Vitamina‌ ‌E,‌ ‌cobre‌ ‌e‌ ‌selênio‌ ‌irão‌ ‌ajudá-lo‌ ‌a‌ ‌se‌ ‌manter‌ ‌saudável.‌ ‌

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