PROMESSA! Ministro diz que até dezembro espera por benefício do INSS será de 45 dias

Durante a 297ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reforçou o seu compromisso com as ações de enfrentamento à fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e disse que até o fim do ano o tempo máximo de espera por um benefício deverá ser de até 45 dias.

Ele acompanhou a apresentação feita aos conselheiros das medidas da atual gestão para reduzir a espera dos segurados do INSS.

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Mutirões do INSS

Lupi destacou a realização dos mutirões de perícia pelo Brasil, o uso de documentação para concessão de benefícios do INSS por incapacidade (via ATESTMED) e reforçou que o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social é uma ação emergencial:

“É um programa para lidarmos com uma situação que já herdamos.  Um grande estoque de benefícios represados”, sinalizou o ministro.

Ainda mais, o ministro afirmou que trabalha diuturnamente para solucionar os desafios estruturais, como recomposição do quadro de servidores administrativos e de médicos peritos, aprimoramento de sistemas e segurança.

“Já convocamos mil aprovados do último concurso do INSS, estamos solicitando autorização para chamar mais candidatos e já fizemos pedido para realizar concurso para contração de mais médicos peritos”, declarou.

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Portal da Transparência

O coordenador-geral de Relacionamento com o Cidadão, José Renato Mousinho, mostrou ao Conselho o Portal da Transparência Previdenciária, lançado no último dia 5 de julho.

No site, é possível conferir a quantidade de requerimentos deferidos e indeferidos pelo INSS, assim como o detalhamento da fila de pedidos que aguardam conclusão.

Aliás, Mousinho destacou que a quantidade de processos concluídos tem ultrapassado a de requerimentos, o que já representa uma queda gradativa do estoque.

“O portal é uma medida de transparência dessa gestão”, disse.

Por fim, cabe mencionar que também esteve presente à reunião o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Rodrigo Assumpção.

Ele falou sobre a atuação da empresa na Previdência Social e se comprometeu a aprimorar ainda mais os sistemas e processos envolvidos na concessão de benefícios do INSS.

Assumpção disse que a empresa fará concurso em breve e está comprometida em aumentar sua capacidade de investimentos e de pessoal.

Fonte: Ministério da Previdência Social

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Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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