Programa Renda Brasil é cancelado antes de sair do papel, entenda

3

Nesta última terça-feira (15) o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um comunicado via redes sociais e disse que o Programa Renda Brasil está oficialmente cancelado. O intuito de Bolsonaro com o Renda Brasil era acabar com o Bolsa Família e unificar em um só projeto vários programas sociais.

Dessa forma, o programa teria um valor maior que o do Bolsa Família. Bolsonaro mencionou que queria 300 reais, em substituição aos 190 reais (média) pagos pelo programa lançado pelo ex presidente Lula, que inclusive foi uma de suas marcas de governo.

Programa Renda Brasil

O grande desafio que a equipe econômica, liderada pelo Ministro Paulo Guedes, estava enfrentando era de onde o dinheiro iria sair para custear o Programa Renda Brasil. Alguns cortes teriam que ser feitos e, é claro, que quem sofreria seriam os trabalhadores de baixa renda.

Em 2016, o ex presidente Michel Temer, criou um teto de gastos. De acordo com o mesmo, a despesa anual do Governo não pode ser maior que a despesa do ano anterior corrigida pela inflação. Dessa forma, a única forma de implantar o Programa Renda Brasil seria através de cortes de gastos.

Como possível solução para o dilema do orçamento, o ministro Paulo Guedes propôs a extinção do abono salarial, farmácia popular, seguro-defeso e salário-família. Todos programas assistenciais e voltados para ajudar parte da população menos favorecida.

Bolsonaro está de olho na reeleição, ele mesmo já deixou claro isso em diversas declarações. Depois de meses com a popularidade caindo, viu seus números subirem um pouco por causa do benefício do auxílio emergencial. Logo, resolveu deixar o “problema” do Programa Renda Brasil para 2022.

Nesta semana também foi cogitada a possibilidade de congelar as aposentadorias e pensões por dois anos e restringir o seguro-desemprego (aumentando o tempo de carência ou diminuindo o número de parcelas).

O Presidente declarou que nenhuma das propostas feitas pela equipe econômica será aceita e, por fim, cancelou o projeto do Programa Renda Brasil.

Acompanhe todas as notícias dos direitos dos trabalhadores, economia, empregos, saúde e outros temas, acesse diariamente o site do Brasil 123 e siga a página do Facebook!

3 Comentários
  1. Rosaria Diz

    E so baixar o salário de cada um deles que dá pra pagar todo mundo.
    Pois o dinheirao que eles ganham enquanto o trabalhador normal ganha um salário mínimo e muitas vezes nem chega a isso e é com muito esforço.

  2. […] Leia também: – Cobertura de vacinas está abaixo de 60% na pandemia – Programa Renda Brasil é cancelado antes de sair do papel, entenda […]

  3. […] O presidente Jair Bolsonaro bateu o martelo. “Até 2022, no meu governo, está proibido a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, disse o presidente. A notícia logo se espalhou pela imprensa. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.