Programa Autoestima oferece vagas para cursos em saúde mental

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro

0

Com o objetivo de aprimorar e expandir o acolhimento psicossocial na rede pública de saúde, o Programa Autoestima está com inscrições abertas para os cursos de formação em saúde mental. Esse projeto é desenvolvido pelo Governo de São Paulo com empresas e entidades parceiras.

Trata-se de uma excelente oportunidade para aprimorar as habilidades durante esse período de distanciamento e isolamento social, em razão da pandemia do novo coronavírus. Contudo, os conteúdos são exclusivos para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Inicialmente, oito cursos serão oferecidos por meio da parceria com o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o Governo, os temas serão: acolhimento às pessoas em sofrimento; primeiros cuidados psicológicos relacionados à COVID-19; escuta oportuna; consultas terapêuticas e psicoterapia na pandemia de COVID-19; luto; trabalho com grupos online; violência intrafamiliar; e somatização.

Capacitação

Cada turma capacitará 50 profissionais do SUS, totalizando 400 pessoas ainda neste ano. Além disso, há previsão de que novas turmas sejam abertas no ano que vem, com mais 800 vagas nestas mesmas áreas. Desta forma, o quantitativo será 1.200 vagas já previstas para esta área.

Como se inscrever

Para se inscrever, o profissional deve acessar o site: https://autoestima.sp.gov.br/. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, por meio de preenchimento de formulário disponível na plataforma (basta clicar em “Cursos” > “Cursos de aperfeiçoamento” > selecionar a área desejada, criar o cadastro e preencher as informações requisitadas).

Até o momento, 291 pessoas se cadastraram e já há 149 inscrições. Além disso, há vagas disponíveis em todos os modelos.

Sobre o projeto

Autoestima é uma plataforma inédita, online e integrada de Saúde Mental. O objetivo é fortalecer e expandir o alcance e acolhimento nesta área por meio do SUS. A iniciativa visa oferecer benefícios ao cidadão e ao profissional de saúde.

Com informações do Governo de São Paulo

Veja também: Como aumentar a autoestima com 4 dicas saudáveis

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.