Produção industrial do país cai em fevereiro, aponta CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou seu levantamento mais recente sobre a indústria brasileira. De acordo com a Sondagem Industrial, a produção do setor no país continuou em queda em fevereiro. Aliás, este é o terceiro mês consecutivo de queda da indústria brasileira.

Em suma, o indicador acelerou de 43,1 pontos em janeiro para 47,9 pontos em fevereiro. Contudo, o avanço não fez a produção industrial sair do campo de retração. Na verdade, o indicador varia de 0 a 100 pontos, e os 50 pontos correspondem à linha de corte. Isso quer dizer que resultados superiores a 50 pontos indicam aumento de produção, enquanto taxas inferiores refletem queda do setor.

De acordo com o a CNI, o indicador que mede a atividade industrial do Brasil ficou acima de 50 pontos entre maio e novembro do ano passado. No entanto, a produção industrial despencou para 43,3 pontos em dezembro e continua no campo negativo desde então.

“Na série histórica, o índice normalmente apresenta valores abaixo de 50 pontos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro”, disse a CNI.

“O índice que mensura a evolução da produção industrial em fevereiro de 2022 foi 4,8 pontos maior do que o de janeiro de 2022, o que revela que a queda da produção em fevereiro foi menos intensa e disseminada que no mês anterior”, acrescentou a entidade.

Veja mais detalhes da produção industrial em fevereiro

A CNI também revelou que o indicador relacionado ao número de empregados nas indústrias do país continuou abaixo dos 50 pontos pelo terceiro mês seguido. Após os resultados de dezembro (48,6 pontos) e janeiro (48,8 pontos), o indicador teve leve alta para 49,2 pontos em fevereiro. Contudo, permanece no campo de queda.

Além disso, a CNI revelou que os estoques da indústria subiram 1,1 ponto na comparação com janeiro, para 50,5 pontos. “Os estoques vêm em tendência de estabilidade e em fevereiro registraram pequeno aumento, com resultado pouco acima do planejado pelas empresas”, explicou a entidade.

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) teve alta de 1 ponto percentual em fevereiro, para 68%. Em resumo, este valor equivale ao resultado da média dos meses de fevereiro da série histórica, segundo a CNI.

Por fim, a intenção de investimento recuou 58,2 pontos em fevereiro para 56,6 pontos em março. No entanto, o nível segue acima da média histórica de 51 pontos, indicando uma alta relativa da intenção de investir no país.

Leia Mais: Salário mínimo pode subir para R$ 1.293 em 2023

Ruan Samarone

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

59 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago