Produção da indústria em horas – 139 – Correção do Enem 2020

0

Os gráficos representam a produção de peças em uma indústria e as horas trabalhadas dos funcionários no período de cinco dias. Em cada dia, o gerente de produção aplica uma metodologia diferente de trabalho. Seu objetivo é avaliar a metodologia mais eficiente para utilizá-la como modelo nos próximos períodos. Sabe-se que, neste caso, quanto maior for a razão entre o número de peças produzidas e o número de horas trabalhadas, maior será a eficiência desta metodologia.

Qual foi a metodologia mais eficiente?

a) 1

b) 2

c) 3 ***

d) 4

e) 5

Produção da indústria em dias – 139 – Correção do Enem 2020

A equipe do Brasil 123 deixou um trecho em negrito: Razão. Esse é um termo que pode afetar inúmeros estudantes por não saberem o significado, que nada mais é que uma simples divisão. Você deve usar o número de peças divido pelo tempo de trabalho. Observe:

Dia 1:

800 / 4 = 200

Dia 2:

1000 / 8 = 125

Dia 3:

1100 / 5 = 220

Dia 4: 

1800 / 9 = 200

Dia 5:

1400 / 10 = 140

Como você pode ver, o dia 03 foi aquele em que houve maior produção da indústria em quesito de horas.

Dicas para estudar matemática

Algumas questões do Enem exigem mais compreensão e interpretação, nem sempre são tão difíceis como parecem. Consequentemente, saber o significado de termos básicos como usados anteriormente (razão), é crucial para um bom desempenho.

Isso ocorre porque o objetivo destas provas é eliminar. Consequentemente, não irão utilizar termos mais simples e conhecidos como “divisão e multiplicação”. Como é um tempo raso e a leitura corrida, os alunos podem não compreender o objetivo direto da questão, não conseguindo realizar por isso.

Separe horários para fazer o estudo destes termos juntamente com funções básicas das exatas como divisão com números quebrados ( algo que também caiu em uma questão do Enem) ou frações.

Alguns canais do Youtube podem te auxiliar neste processo, como é o caso do Brasil Escola. Eles gravam vídeos didáticos para auxiliar estudantes de vestibular e Enem.

 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.