Procon-SP notifica Shopee sobre origem dos produtos comercializados

O Procon-SP notificou a loja de comércio eletrônico Shopee sobre autenticidade e origem dos produtos comercializados. Os esclarecimentos solicitados pela instituição de defesa do consumidor se referem aos itens oferecidos aos consumidores no site e no aplicativo da Shopee.

De acordo com o Procon-SP, a empresa deverá enviar documentação sobre obtenção, validade e regularidade em relação à aquisição dos produtos. Além disso, a Shopee deverá demonstrar como funciona o processo que eles realizam para garantir tanto a qualidade quanto a segurança dos itens entregues.

Ao mesmo tempo, o Procon-SP também pede explicações sobre condições de uso, prazos de validade, inviolabilidade das embalagens, entre outras coisas. Aliás, a Shopee precisará enviar documentação que ateste a regularidade comercial, fiscal e tributária das empresas parceiras cadastradas.

Por isso, a loja de comércio eletrônico ainda deverá demonstrar quais critérios utiliza para verificar os produtos comercializados, bem como regularidade, autenticidade e segurança adotados pelos dirigentes e diretores.

A plataforma deverá explicar sobre eventuais produtos contrabandeados ou falsificados que foram vendidos aos consumidores. A partir dessa notificação eles ficam cientes de que é possível que eles sejam responsabilizados como participantes da venda desse tipo de produto”, explicou o diretor do Procon-SP, Fernando Capez.

Shopee deverá entregar documentos até o final da semana

A Shopee ainda deverá demonstrar quais critérios promocionais aplicados. Isso também precisa ser feito em relação à política de cupons e de frete. Outra solicitação do Procon-SP se refere aos canais de atendimento aos consumidores para solução de problemas e outras demandas. Nesse caso, o órgão pede dados sobre horário de funcionamento e tempo médio de solução das solicitações.

Além disso, a Shopee deverá explicar as formas de acesso ao site e ao aplicativo. Em resumo, o Procon-SP quer saber se o consumidor precisa se cadastrar e se o acesso depende de utilização de login e senha pessoais e intransferíveis. Nesse caso, a instituição também solicita informações sobre armazenamento dos dados cadastrados.

Por fim, a Shopee terá até a próxima sexta-feira (17) para enviar toda a documentação ao Procon-SP. Em suma, a loja deverá responder estes questionamentos.

Leia Mais: Preço do minério de ferro atinge menor nível em dez meses

Ruan Samarone

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

7 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago