Procon-SP alerta sobre diferença de preços de panetones no Natal

Com a proximidade do Natal, a Fundação Procon-SP pesquisou preços dos itens da ceia de Natal, e o resultado surpreendeu. A saber, as diferenças de valores chegaram a 54% nos panetones e chocotones.

Em resumo, esses não foram os únicos itens pesquisados. De acordo com o Procon-SP, o levantamento comparou o preço de 67 itens de diferentes marcas em sites de sete grandes supermercados: Andorinha, Carrefour, Clube Extra, Kanguru, Mambo, Pão de Açúcar e Sonda.

A coleta dos dados ocorreu nos dias 30 de novembro e 2 e 6 de dezembro. Em resumo, houve a coleta de preços dos seguintes itens: azeites, bombons, carnes, conservas, farofas prontas, frutas em calda, lentilhas, panetones e chocotones.

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Veja detalhes do levantamento

Entre os itens analisados, a maior variação de preços foi registrada na lentilha cozida, caixa de 250g, da Vapza, de 76,5%. Em suma, o item custava R$ 5,49 em um estabelecimento e R$ 9,69 em outro.

O Procon-SP também revelou que o preço do chocotone lata de 750g, da Bauducco variou entre R$ 61,59 e R$ 39,99, variação de 54%.

Outro item que também teve uma variação expressiva foram as farofas. Entre as marcas pesquisadas, a oscilação ficou entre 28% e 60%.

Em relação às carnes mais consumidas no Natal, as variações de preços chegaram a 8% com o pernil e o chester e a 5% com o tradicional peru.

Além disso, o Procon-SP destacou que o preço médio dos itens da ceia de Natal cresceu 11,08% em relação a 2021.

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Procon-SP dá dicas aos consumidores

O Procon-SP orienta que os consumidores pesquisem os preços em diversos estabelecimentos antes da compra. O órgão também cita a disposição para comparar os preços entre os estabelecimentos, que podem reduzir significativamente os gastos com a ceia de Natal.

Seja como for, a situação é melhor que o observado nos dois anos anteriores. Isso porque o quadro sanitário do Brasil está bem melhor que em 2020 e 2021. Dessa forma, as pessoas podem circular pessoalmente entre os estabelecimentos, o que proporciona mais chances de fazer uma boa compra.

Ruan Samarone

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