Pretos no Enem: grupo auxilia estudantes com pagamentos

Com ajuda de um grupo de voluntários, o Pretos no Enem ajuda aqueles que não conseguiram a isenção da taxa.

1

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com uma política de auxílio àqueles em situação de vulnerabilidade econômica. Ao oferecer a isenção da taxa de inscrição para esse público, o Enem visa a inclusão social no exame. Contudo, todos os anos inúmeros casos de estudantes em situação de vulnerabilidade não são contemplados pelo benefício. E o grupo Pretos no Enem quer ajudar essas pessoas.

A proposta da iniciativa é atuar como uma ponte entre aqueles que desejam prestar o exame, mas não têm condições de arcar com a taxa de inscrição de 85 reais, e voluntários que desejam contribuir com os pagamentos.

O Pretos no Enem conta com 60 organizadores voluntários que fazem a ponte entre voluntários pagantes e estudantes. Até o momento, a iniciativa recebeu cerca de 5 mil pedidos de ajuda e 4 mil disponibilizações para pagamento.

O grupo de voluntários surgiu após um debate sobre o tema no Twitter. Nesse meio-tempo, diversas pessoas levantaram questões como o acesso reduzido de pessoas negras à universidade e a aplicação de taxas proibitivas. Em outras palavras, essas taxas fazem com que milhares de estudantes que não têm condições de arcar com a taxa de inscrição fiquem de fora das universidades todos os anos.

Dessa forma, o debate levou à criação de um grupo no Telegram que recebeu a manifestação de 750 voluntários para pagamento em um dia.

Como participar da iniciativa Pretos no Enem

Os estudantes que precisam de ajuda para pagar sua taxa de inscrição no Enem podem entrar em contato pelo direct do Instagram @PretosNoEnem ou enviar um e-mail para [email protected]

Para ser padrinho, o interessado em se voluntariar deve preencher um formulário do Google com seus dados e a quantidade de boletos que pode pagar.

Por fim, feito o pagamento, o comprovante é enviado ao candidato, que poderá prestar o Enem em 2020.

1 comentário
  1. […] esse complemento financeiro, a realização do Enem 2021 estaria ameaçada por falta de recursos. Igualmente, os pagamentos de bolsas de pesquisas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.