O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira (4) que a “Selic vai atingir nível que for necessário”. A saber, a Selic é a taxa básica de juros do Brasil e figura como o principal instrumento do BC para segurar a inflação.
De acordo com Campos Neto, o BC vem analisando de perto a trajetória da inflação no país. “Não vamos fazer nenhum tipo de mudança no arcabouço”, afirmou o presidente do BC, em entrevista on-line para o jornal “Valor”.
Em resumo, Campos Neto disse que a inércia da inflação está parada e que alguns modelos até indicam queda. “Dependemos de vários fatores, como melhora da crise hídrica, alimentos começam a melhorar”, ponderou o presidente do BC.
Inclusive, ele afirmou hoje que acredita que a inflação do país atingiu seu pico em setembro. Em outras palavras, Campos Neto disse que a inflação disparou no Brasil por causa do forte aumento dos preços dos alimentos entre 2020 e 2021 e da desvalorização do real ante o dólar.
Aliás, ele citou a queda do minério de ferro nas últimas semanas. “Tem vários fatores no balanço de risco para observar”, disse. Ele explicou que o BC começará a observar os repasses de núcleos e serviços. Vale destacar que o minério de ferro tombou nos últimos meses, mas vem mostrando recuperação nos últimos pregões.
Na “Live do Valor”, Campos Neto também disse que a dívida do país vem apresentando melhora nos últimos meses. Contudo, o risco fiscal ainda existe. O presidente do BC falou que é preciso “virar a página” em relação ao Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. “Precisamos preservar nosso arcabouço fiscal”, disse.
Por fim, Campos Neto ainda falou que o BC vem “tentado elucidar bastante os tipos de riscos” no Brasil. Ele citou a crise hídrica e a energética, pela qual o país vem passando e que vem impulsionando a inflação. Inclusive, ele afirmou que diversos países no mundo também estão enfrentando crise de energia, sem contar nos gargalos das cadeias globais de oferta.
Leia Mais: Venda de veículos despenca 10,24% em setembro, aponta Fenabrave
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…