Presidente descumpre norma do DF ao sair do Alvorada sem usar máscara de proteção

Oficialmente, ele não tinha agenda

0

Depois de ter o diagnóstico negativo para coronavírus, com 21 dias de isolamento para se recuperar do quadro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desrespeitou uma norma do Distrito Federal, que determina que todas as pessoas precisam usar máscara quando estão em lugares públicos.

Mesmo sem ter agenda oficial, ele saiu guiando uma moto, mas não houve informações oficiais a respeito de para onde ele ia. No entanto, é esperado que o presidente receba uma multa, da mesma forma como aconteceu com o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O ministro em questão, que já não reside no Brasil por causa do cargo que foi oferecido a ele no Banco Mundial, em Miami. No entanto, antes de ele sair do país, ele foi multado por participar de uma manifestação no Distrito Federal sem usar a proteção facial, lembrando que ele estava em meio a uma aglomeração.

O presidente Bolsonaro já esteve na mesma condição diversas vezes, mas não depois de o decreto brasiliense ser lançado. Por isso, aguarda-se uma notificação de multa por ameaça à saúde pública.

Uso da máscara: flexibilização em todo o país não o dispensa em lugares públicos.

Várias cidades do país já estão com praticamente todo o seu comércio em funcionamento, além de estabelecimentos de lazer, como os cinemas. Porém, para a sua entrada, os cidadãos são obrigados a estar com a proteção facial cobrindo o nariz e a boca.

De acordo com os pesquisadores que vêm acompanhando a eficácia do uso da máscara durante a pandemia, ela pode evitar a contaminação pelo coronavírus em praticamente 70% dos casos, desde que ambos os interlocutores estejam com o rosto protegido.

Quando apenas uma das pessoas está usando a máscara e a outra não, esse nível de proteção desce para 30%. Desde que o coronavírus surgiu no Brasil, diversas orientações contraditórias já foram dadas a respeito do seu uso.

Contudo, a recomendação atual, inclusive da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que se use a máscara por até quatro horas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.