Com o Dia das Mães batendo na porta, a procura por presentes aumenta, mas a notícia não é a das melhores. Os produtos e serviços mais buscados para o Dia das Mães estão, em média, 7,2% mais caros neste ano do que o observado em 2022.
Os dados são de um levantamento feito pela XP com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde o início da pandemia, esses preços ficaram 26,9% mais altos.
De acordo com especialistas, vários fatores estão influenciando no aumento dos preços, um deles é o avanço do setor de Serviços após a reabertura da economia pós-pandemia, os maiores custos com salários e energia, e até a variação das commodities no exterior.
Além dos presentes, para aqueles que pretendem levar suas mães para almoçar fora no próximo dia 14 de maio, podem preparar o bolso. Segundo especialistas, os restaurantes estão 8% mais caros quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Parte do encarecimento desses produtos reflete o problema de escassez de chuvas nos últimos anos – que, inclusive, também se refletiu nas contas de luz do comércio.
Além dos restaurantes, aqueles que preferem dar roupas podem sentir o impacto dos preços do algodão – commodity que, por conta das quebras de safra, registrou um preço recorde no ano passado.
Enquanto isso, os que optarem por presentar suas mães com maquiagens e perfumes ainda devem se deparar com preços mais altos por conta dos aumentos relacionados à indústria petroquímica, que foi afetada pelo aumento nos preços do petróleo e gás natural em meio à guerra na Ucrânia.
Já os filhos que escolherem uma viagem também vão encontrar preços mais altos em hospedagem e pacotes turísticos – nesse caso, reflexo dos custos comprimidos por conta da pandemia.
Em meio a tantos aumentos, sejam em presentes ou serviços, os filhos que pretendem dar presentes a suas mães, podem dar uma olhada em outros produtos que ficaram mais baratos em comparação ao ano passado, como TV, som e itens de informática (-10,8%) e celulares (-3%), por exemplo.
Nesse sentido, o alívio dos preços foi a melhora nas condições de oferta dos componentes eletrônicos, após a falta de chips e semicondutores vista durante a pandemia.
Uma das explicações para a redução do valor desses produtos se deve ao fato de que a população foi sendo vacinada e voltou a consumir no setor de serviços, a demanda por esses produtos baixou e os preços foram normalizando.
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