Prêmios Hugo estão recebendo uma categoria de videogame – mas apenas para 2021

0

O Hugo Awards, o prestigioso prêmio literário anual de ficção científica e obras de fantasia, terá uma categoria de videogame em 2021. Assim como os Oscars, os Hugos são premiados por realizações feitas no ano anterior.

 

Palavra do Comitê

 

Como tal, o Comitê Mundial de Ficção Científica decidiu que, devido à crescente influência dos videogames durante a pandemia, o meio mereceu ser reconhecido apenas para aquele ano.

De acordo com o Comitê Mundial de Ficção Científica, “um trabalho elegível para o prêmio especial Hugo 2021 é qualquer jogo ou modificação substancial de um jogo lançado pela primeira vez ao público em uma grande plataforma de jogos no ano civil anterior nos campos de ficção científica, fantasia, ou assuntos relacionados”.

O bom desta frase é que poderia ser praticamente qualquer jogo, mesmo o menor jogo de ficção interativa do Itch.

“Desde o início de 2020, muitos de nós passamos mais tempo jogando do que jamais esperávamos.

Este prêmio oferecerá aos fãs uma oportunidade de celebrar os jogos que têm sido significativos, alegres e excepcionais durante este último ano”, disse Colette Fozard, co-presidente da DisCon 3, a 79ª Convenção Mundial de Ficção Científica.

 

Intersecção

 

Espere aí, ouvi você dizer, os jogos não têm sido significativos antes do início de 2020? O crescimento contínuo da indústria dos jogos não é um sinal muito forte de quantas pessoas passam uma grande quantidade de tempo jogando, pandêmico ou não?

Bem, mesmo que os videogames tenham um público bastante grande sobreposto aos romances de ficção científica, as pessoas que realmente nomeiam e votam nos prêmios podem não ser um público de destaque em jogos.

Estas são as mesmas pessoas que só no ano passado mostraram que quando se trata de diversidade, os Hugos ainda têm algum caminho a percorrer, e que fazem referência ao Pong em resposta ao anúncio de sua própria categoria de jogos.

Em 2006, uma categoria de videogames recém-introduzida no Hugo Awards foi abandonada devido à falta de interesse.

Ainda assim, “O Comitê de Estudo Hugo também está considerando Melhor Jogo ou Experiência Interativa como uma categoria potencial permanente”, lê-se num tweet da conta oficial da WorldCon.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.