Prefeitura de Salvador anuncia novas ações para enfrentamento da Covid-19

ACM Neto indicou que as flexibilizações atuais devem permanecer. Prefeitura indicou que já trabalha em um plano para imunização da população a ser executado caso alguma vacina seja aprovada.

2

O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), anunciou em uma coletiva concedida na última sexta (27) uma série de medidas para o combate à pandemia da Covid-19.

ACM indicou que a partir da segunda (30) uma série de ações de enfrentamento à Covid-19 seriam reativadas, garantindo que não haverá suspensão das atividades já flexibilizadas.

Além da retomada das ações de enfrentamento, o chefe do executivo indicou que a prefeitura já trabalha em um plano de imunização da população caso alguma vacina venha a ser aprovada.

A coletiva

Durante a coletiva, ACM Neto avaliou a taxa de ocupação dos leitos na capital baiana: “Todo nosso esforço será no sentido de manter a taxa de ocupação dos leitos de UTI sob controle – entre 50% e 60% é o ideal. Por isso, determinei imediata reabertura desses 30 leitos. Temos dialogado com o governo do Estado, que pode, em um breve espaço de tempo, promover reabertura da Arena Fonte Nova – são 70 leitos a mais, caso seja necessário”.

O prefeito ainda apontou algumas incertezas sobre a possível retomada de medidas mais restritivas: “O que vai acontecer ou não depende muito de cada pessoa, de cada cidadão. É inaceitável quando a gente chega na rua e vê, por exemplo, em muitos lugares, a maior parte das pessoas sem máscara. Depois, quando tiver que fechar tudo, a culpa é do prefeito e do governador”.

Na sequência, Neto fez um alerta sobre a continuidade da pandemia: “As pessoas não enxergam que, de fato, há risco sério de segunda onda, que a Covid continua mandando muita gente para o hospital, continua matando muita gente. A pandemia está aí. Só teremos um ambiente real de segurança quando tivermos uma vacina. E ninguém ainda pode marcar data para quando a vacina ficará pronta”.

Ações da prefeitura

Algumas ações de enfretamento à Covid-19 foram anunciadas por meio do perfil da Prefeitura na sexta (27):

  • Isolar e rastrear contatos – Projeto Salvador Protege
  • Renovação do Reda – Covid-19
  • Realização e acompanhamento do soroinquérito nos 12 distritos sanitários
  • Acompanhamento das ações do plano de contingência
  • Disponibilização da testagem domiciliar pra casos especiais
  • Acompanhamento das instituições de longa permanência de idosos
  • Implantação de sistema tira-dúvidas (aplicativo/totem) nas unidades de saúde
  • Mensagens via SMS sobre medidas de prevenção e controle da Covid-19 para os casos suspeitos notificados nos sistemas Sivep Gripe e Esus
  • Testagens de professores da ativa e alunos da rede municipal acima de 15 anos de idade
  • Divulgação das medidas de prevenção nas aulas online – Agente Mirim Covid
  • Criação de jogos interativos para divulgação de medidas de prevenção e controle da Covid-19
  • Ampliação da testagem nos bairros de maior incidência
  • Intensificar as ações da Vigilância Sanitária (Visa) em relação ao cumprimento dos protocolos nos bairros com maiores incidências de casos
  • Distribuição de cestas básicas em dezembro: 160 mil destinadas às crianças da rede escolar municipal, às creches conveniadas e às crianças do programa Pé na Escola; 5 mil para organizações sociais, famílias com crianças com microcefalia e serviços sócio/assistenciais.

Sem Carnaval em Salvador

Também por meio do Twitter, a Prefeitura anunciou que: “É OFICIAL: Em função da pandemia do coronavírus, NÃO HAVERÁ CARNAVAL DE SALVADOR EM FEVEREIRO. A nova data vai depender da ampla disponibilização da vacina. O calendário da festa será discutido no momento certo”.

Os anúncios movimentaram a página da Prefeitura e alguns internautas expressaram suas opiniões: “Ou seja, oficialmente terá carnaval em 2021 como teve em 2020 para espalhar a pandemia. Só estão discutindo a data”, já outro apontou: “Já não era pra ter sido realizado o de 2020, mas a briga política fala mais alto pra vocês”.

Sem citar diretamente o prefeito da capital, o vereador e candidato à prefeitura vencido na última eleição, Cezar Leite escreveu um Tweet na manhã do sábado (28): “Será preciso permanecermos vigilantes. Quando eles disserem que a crise passou, o poder que os governantes obtiveram sobre nós com a justificativa da pandemia irá permanecer”.

Leia mais: PF realiza operação contra grupo que pede intervenção militar

Leia Também:

2 Comentários
  1. […] Leia mais: Prefeitura de Salvador anuncia novas ações para enfrentamento da Covid-19 […]

  2. […] Leia mais: Prefeitura de Salvador anuncia novas ações para enfrentamento da Covid-19 […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.