Prefeitura do Rio: Mais de 1.500 Vagas. Saiba mais! Imagem: Prefeitura do Rio de Janeiro
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) da Prefeitura anunciou recentemente a abertura de 1.591 novas vagas de emprego para profissionais com e sem deficiência. Essa iniciativa visa promover o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, encurtando distâncias e reduzindo custos com deslocamentos. Entre as diversas oportunidades disponíveis, destaca-se a oferta de mais de 100 vagas para operadores de supermercado na Zona Oeste e na Zona Norte da cidade.
Uma das principais oportunidades oferecidas pela Prefeitura é a disponibilidade de 70 vagas para operadores de supermercado em Jacarepaguá e na Zona Norte. Os requisitos para essas posições são acessíveis, exigindo apenas seis meses de experiência prévia. Essa é uma chance única para profissionais que buscam ingressar ou progredir no setor de varejo.
Outra área em alta demanda é a de repositores de frios, laticínios, açougue e padaria em supermercados e atacarejos. Nesse segmento, a Prefeitura está oferecendo 40 vagas na região de Jacarepaguá. Essas posições são ideais para indivíduos com habilidades organizacionais e dispostos a trabalhar em um ambiente dinâmico.
Além das vagas destacadas no setor de supermercados, a Prefeitura está oferecendo uma ampla gama de oportunidades profissionais em diferentes áreas. Algumas das posições disponíveis incluem:
A Prefeitura do Rio de Janeiro reconhece a importância de levar as oportunidades de emprego até onde os trabalhadores estão. Por esse motivo, as vagas estão distribuídas em diversas regiões da cidade, com foco no desenvolvimento local. Everton Gomes, secretário de Trabalho e Renda, explica:
“A cidade se expande em direção à Zona Oeste, e queremos promover a qualidade de vida entre os trabalhadores, encurtando distâncias e reduzindo tempo e custos com deslocamentos. Por isso, temos Centrais do Trabalhador em diversas regiões da cidade, com foco no desenvolvimento local.”
Na Zona Norte, que abrange bairros como Bonsucesso, Olaria, Ramos, Penha, Méier e Madureira, há vagas para atendente de lanchonete, auxiliar de açougue, cozinheiro, operador de caixa, nutricionista, entre outras. Também estão disponíveis oportunidades para pessoas com deficiência, como atendente de lojas e mercados, auxiliar de limpeza e separador de material reciclável.
A Zona Oeste, incluindo bairros como Santíssimo, Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba, oferece vagas para açougueiro, auxiliar de cozinha, conferente de carga e descarga, cozinheiro, operador de loja e vendedor externo. Pessoas com deficiência também podem se candidatar a posições como atendente de lanchonete, carregador de armazém e operador de caixa.
Na Barra da Tijuca, Recreio, Camorim e Vargem Grande, há oportunidades para ajudante de motorista, assistente administrativo, churrasqueiro júnior, mecânico de motor a diesel, motorista de caminhão e nutricionista. Vagas para pessoas com deficiência incluem almoxarife, auxiliar de estoque e operador de caixa.
A Zona Sul, englobando bairros como Catete, Copacabana, Ipanema e Leblon, oferece vagas para atendente de lanchonete, auxiliar de manutenção predial, masseiro júnior, motorista residencial e operador de loja. Pessoas com deficiência podem se candidatar a posições como operador fiscal e servente de limpeza.
Na região da Grande Tijuca, que inclui Alto da Boa Vista, Tijuca, Andaraí e Grajaú, estão disponíveis vagas para chefe de prevenção de perdas, recepcionista, operador de loja e repositor. Oportunidades para pessoas com deficiência incluem atendente de lanchonete e servente de limpeza.
No Centro do Rio, bairros como Bairro de Fátima, Caju, Catumbi e Glória oferecem vagas para comerciante varejista, encarregado administrativo, motorista de van e operador de loja. Pessoas com deficiência podem se candidatar a posições como auxiliar administrativo, estoquista e servente de limpeza.
Em Jacarepaguá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Taquara e Cidade de Deus, há oportunidades para eletricista, fiscal de prevenção de perdas, mecânico de frota pesada, operador de perecíveis e repositor. Vagas para pessoas com deficiência incluem auxiliar de manutenção predial, carregador de armazém e servente de obras.
Nas ilhas do Rio, como Paquetá, Ribeira e Cidade Universitária, estão disponíveis vagas para analista de RH, instalador fotovoltaico, vendedor e zelador. Pessoas com deficiência podem se candidatar a posições como auxiliar de limpeza e operador de caixa.
Na região da Grande Bangu, que engloba bairros como Deodoro, Realengo, Bangu e Gericinó, há oportunidades para ajudante de equipamentos, motorista de equipamentos e operador de empilhadeira. Vagas para pessoas com deficiência incluem atendente de lojas e mercados, auxiliar de limpeza e repositor.
Na Região Metropolitana, que abrange cidades como Niterói, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, a Prefeitura oferece vagas para analista de marketing e propaganda, estagiários em diversas áreas, mecânico industrial e técnico de segurança do trabalho. Pessoas com deficiência podem se candidatar a posições como auxiliar administrativo, auxiliar de linha de produção e operador de produção.
Os interessados em se candidatar às vagas oferecidas pela Prefeitura do Rio têm várias opções. Eles podem se inscrever online no banco de oportunidades da SMTE ou presencialmente em um dos sete postos da Central do Trabalhador, localizados em diferentes regiões da cidade.
Para se inscrever presencialmente, os candidatos devem apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e currículo. Pessoas com deficiência têm a opção adicional de enviar o currículo para o e-mail ou comparecer ao CIAD, referência na busca e oferta de oportunidades de emprego para pessoas com deficiência no município.
A secretaria é responsável pelo banco de empregos da Prefeitura do Rio e conta com mais de 400 mil currículos, abrangendo uma grande diversidade de perfis profissionais.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…