Preços do feijão, óleo de soja e pão francês disparam em março

Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) informou que a cesta básica ficou mais cara em todas as 17 capitais pesquisadas em março. E isso ocorreu, principalmente, devido aos avanços registrados por itens muito importantes na mesa do brasileiro.

De acordo com o levantamento, o preço do feijão subiu em todas as capitais, assim como ocorreu em fevereiro. A saber, os avanços registrados pelo tipo carioquinha variaram entre 1,43% em Recife e 14,78% em Belo Horizonte. Já o feijão preto, pesquisado na região Sul e em Vitória e Rio de Janeiro, teve suas altas oscilando entre 1,07% em Porto Alegre e 6,80% no Vitória.

O Dieese explicou que o encarecimento do item ocorreu devido à “baixa oferta do grão carioca e à redução da área plantada”. A saber, a demanda interna continua enfraquecida, principalmente por causa do empobrecimento das famílias do país, mas a alta da busca pelo feijão preto fez as cotações do produto subirem no mês.

óleo de soja também ficou mais caro em todas as capitais pesquisadas em março. As variações oscilaram entre 2,81% em Belém e 15,89% em Salvador. Segundo o Dieese, o preço do item subiu devido aos impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Em resumo, os conflitos no leste europeu aumentaram o preço do petróleo e, consequentemente, do diesel e da gasolina, seus derivados. Isso fez a produção de biocombustíveis ficar mais vantajosa, impulsionando os preços do óleo.

Ao mesmo tempo, a guerra afetou a produção de óleo de girassol na Ucrânia, que é um concorrente do óleo de soja. A Ásia também está sofrendo com uma quebra na produção do óleo de palma, conhecido no Brasil como óleo de dendê. Aliás, este é o óleo mais consumido do planeta, pois é o mais barato.

Pão francês também fica mais caro e pesa no bolso do brasileiro

O pão francês também teve alta em todas as capitais pesquisadas. Isso aconteceu devido à redução da oferta de trigo no mercado externo, mais uma consequência da guerra na Ucrânia. As maiores altas ocorreram em Aracaju (6,63%), Goiânia (6,36%), Porto Alegre (6,13%) e Natal (5,87%).

A farinha de mandioca, pesquisada no Norte e Nordeste, seguiu o mesmo caminho e ficou mais cara em todas as cidades. Os maiores avanços vieram de Aracaju (13,52%), João Pessoa (8,94%) e Fortaleza (4,89%). Em suma, os preços subiram devido à redução da oferta e ao clima desfavorável no período.

Por sua vez, o preço leite integral subiu em 16 capitais pesquisadas, com destaque para Belo Horizonte (13,09%), Porto Alegre (9,84%), Vitória (9,17%), Curitiba (8,73%) e Goiânia (8,37%). A alta ocorreu devido à redução dos estoques e à competição por matéria-prima entre as indústrias.

O Dieese também revelou que o preço do quilo da manteiga subiu em 15 capitais. Os destaque no mês foram Belo Horizonte (5,19%), Goiânia (4,41%), Curitiba (3,83%) e Natal (3,13%). De acordo com o levantamento, o diminuição da oferta de leite impulsionou a importação da manteiga, gerando o aumento dos preços no varejo.

Por fim, as capitais pesquisadas pelo Dieese são: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Leia Também: Faturamento e emprego na indústria brasileira caem em fevereiro

Ruan Samarone

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago