É importante deixar claro que, se você precisa de benefícios sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, deve se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). No entanto, para isso, é necessário saber como conseguir o comprovante de cadastramento.
Nesse sentido, explicaremos nesta matéria o passo a passo para conseguir o comprovante de cadastramento no CadÚnico. Isso, pois, é este documento que comprova a condição socioeconômica de toda a família, permitindo o acesso a benefícios, programas sociais, descontos, bem como a atualização do cadastro.
Antes de mais nada, é importante entender o que é o Cadastro Único. Resumindo, esse é um sistema do governo que reúne informações sobre todas as famílias de baixa renda do Brasil. Dessa forma, esses dados são utilizados para o acesso a diversos programas sociais, como mencionado acima. É o caso, portanto, do Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Primordialmente, podem se inscrever no Cadastro Único as famílias com uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Ou ainda, ter uma renda mensal total de até três salários mínimos. Do mesmo modo, é preciso que a família resida em um município onde o CadÚnico esteja disponível.
De antemão, a inscrição no Cadastro Único possui duas maneiras, sendo presencialmente ou pela internet.
Para quem deseja realizar a inscrição presencialmente, deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Com isso, você será atendido por um agente social que irá orientá-lo sobre o processo de inscrição. Além disso, é importante levar os seguintes documentos:
Para se inscrever através da internet, só é necessário acessar o site do Cadastro Único e preencher o formulário de inscrição online. E também, é essencial se lembrar que, para se inscrever dessa forma, a família deve ter um responsável maior de 16 anos que possua um CPF válido.
É importante frisar que, seja qual for a inscrição escolhida, a família precisa ter em mãos todos os documentos necessários. Assim, além dos documentos já mencionados, é importante ter em mãos também:
É de extrema importância ter o comprovante de cadastro no CadÚnico, mas entre as principais, destacam-se os seguintes pontos:
Depois de realizar o cadastro, é possível obter o comprovante de cadastramento no próprio CRAS. Para isso, basta solicitar o documento e o atendente responsável irá imprimi-lo para você.
Além disso, se preferir também é possível obter o comprovante pela internet. Nesse caso, basta acessar o site do Ministério da Cidadania e clicar em “Consulte seu cadastro”. Na ocasião, é necessário informar o número do NIS (Número de Identificação Social) e a senha do CadÚnico. Quem não tiver a senha pode conseguirá rapidamente, gerando na mesma página. Assim, depois de fazer o login, basta clicar em “Imprimir comprovante”.
Vale destacar que o comprovante de cadastramento no Cadastro Único tem validade de até seis meses. Sendo assim, é necessário atualizá-lo após passar esse tempo. E, do mesmo modo, sempre que houver mudança na composição familiar ou na renda.
Para a atualização do cadastro, o cidadão deve comparecer ao CRAS, levando novamente os documentos que comprovem as mudanças ocorridas. Assim que concluir a atualização, basta imprimir o comprovante de cadastramento novamente. A partir daí, ele poderá ser utilizado para acessar os programas sociais do governo.
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