Precisa de ajuda com o CAIXA Tem? Veja aqui as dicas para usar o aplicativo

O CAIXA Tem é um aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso de todos os brasileiros aos serviços e transações bancárias de sua conta Poupança Social Digital. É um aplicativo de uso simples e compatível com praticamente todas as redes e aparelhos celulares, além de também ser acessível para o público de Pessoas com Deficiência (PcD).

Através dele é possível consultar saldos e extratos, fazer pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, gerado gratuitamente no próprio aplicativo. Ainda permite realizar compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.

O que é Conta Poupança Social Digital?

É uma poupança simplificada, aberta para os beneficiários de programas sociais do governo, com limite mensal de créditos de R$ 5.000,00. A movimentação da Poupança Social Digital CAIXA é feita pelo aplicativo CAIXA Tem.

Caso a conta receba mais que R$ 5.000,00 em um mesmo mês, ela será bloqueada. Nesta situação você poderá mudar sua Poupança Social Digital CAIXA para uma Poupança Digital CAIXA pelo aplicativo CAIXA Tem ou ir a uma agência CAIXA para efetuar o saque do saldo disponível e pedir encerramento da conta.

Tenha acesso ao aplicativo

Siga as orientações para obter o aplicativo Caixa tem:

  • Baixe o aplicativo através da loja de aplicativos do seu celular;
  • Na tela inicial, informe seu CPF e senha (sendo o primeiro uso você deverá cadastrá-la);
  • Confirme seu número de celular, através de um código recebido por SMS que deverá ser digitado no aplicativo (primeiro acesso);
  • Feito isso, basta escolher o serviço que deseja usar.

Vale lembrar que atualmente o uso do Caixa Tem é exclusivo aos cidadãos beneficiados pelos créditos nele disponibilizados pelo Governo.

Como realizar pagamentos no Caixa Tem

Acompanhe as orientações:

  • Entre no aplicativo;
  • Na tela de menu, toque na opção “Realizar pagamentos”;
  • Selecione a opção ler código de barras com a câmera do celular ou informar os números manualmente;
  • Informe os dados solicitados pelo aplicativo;
  • Verifique os dados de pagamento;
  • Se estiver tudo certo, toque em “Sim, realizar pagamento”;
  • Se algum dado estiver incorreto, toque em “Não, voltar ao início” e refaça o passo a passo.

Como realizar transferências no Caixa Tem

Siga as instruções:

  • Entre no aplicativo;
  • Selecione a opção “Transferir dinheiro” no menu principal;
  • Escolha se deseja digitar o número da agência e conta, ler um QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos;
  • Selecione o banco desejado entre as opções da lista;
  • Digite o número da agência e envie a mensagem;
  • Escreva o número da conta e depois informe o dígito;
  • Escolha o tipo de conta de destino e digite o número do CPF do destinatário;
  • Digite o nome da pessoa e envie;
  • Informe o valor que será transferido e confira os dados da transferência;
  • Se estiver tudo certo, toque em “Sim”.
  • Digite sua senha de acesso e avance.

Se desejar, clique em “Comprovante” para receber o documento no chat. Abra o item e toque no ícone de compartilhamento para salvar no celular ou para enviar para um contato.

Outras Dúvidas

A Caixa Econômica orienta em relação a alguns questionamentos realizados com frequência.

Coloco o CPF para acessar aplicativo e quando clico em “Entrar” aparece a mensagem para procurar uma agência da CAIXA. O que devo fazer?

Isso acontece quando são identificados problemas no cadastro realizado para acesso ao CAIXA Tem. Para resolver, é necessário dirigir-se uma agência da CAIXA com o seu documento de identificação e pedir a regularização do cadastro.

​Quando tento acessar é apresentada mensagem de que o CPF está cadastrado em muitos celulares. O que devo fazer?

Essa mensagem significa que o CPF que acessou o aplicativo CAIXA Tem está em mais de um celular. Por questões de segurança, uma mesma pessoa (CPF) não pode acessar a conta em diversos celulares. Nesse caso, basta ir a uma agência da CAIXA, informar que recebeu essa mensagem e pedir a exclusão dos celulares que você não usará mais para acessar o CAIXA Tem. Lembre-se sempre de levar um documento de identificação pessoal.

Fiz pagamento com o cartão virtual, o dinheiro saiu da minha conta, mas não foi creditado na outra conta. O que aconteceu?

Caso ocorra algum problema no envio ou recebimento do pagamento, o valor é devolvido na sua conta em até 7 dias úteis. Esse é o prazo máximo previsto para a devolução do dinheiro pelos operadores digitais.

Confira ainda: Projeto de lei pode liberar novo saque do FGTS; entenda

Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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