Conforme já divulgado amplamente, o auxílio emergencial 2021 está bem mais rígido em relação ao ano passado, e com isso, revisões mensais são realizadas pela Dataprev, de forma a identificar novos beneficiários, como também aqueles que deixem de atender os requisitos de participação do programa.
Dessa forma, tanto novos beneficiários podem ser considerados elegíveis, como pode ocorrer daqueles que recebiam o benefício acabarem por ter o mesmo cancelado.
Assim, para os cidadãos que tiveram o auxílio cancelado neste mês, já podem consultar a negativa e têm prazo para contestar a decisão até o dia 3 de julho. O procedimento é realizado pela internet e, em alguns casos, pode garantir o retorno ao programa.
O trabalhador que deseja realizar a contestação, deve acessar o site oficial do auxílio emergencial. Em seguida, deve informar os seus dados pessoais, tais como nome completo, nome da mãe completo, data de nascimento e o número do CPF.
Depois de preenchidos os dados, o cidadão precisa confirmar a consulta para receber o status da negativa. Assim sendo, será apresentado o motivo que levou ao cancelamento, e caso esse motivo permita entrar com a contestação, na parte inferior da página, haverá disponível o botão para contestar, afirmando o seu requerimento.
Com isso, o trabalhador precisa aguardar um prazo de 15 a 30 dias para que o Governo analise o pedido. Dessa forma, é importante realizar novas consultas durante esse período para acompanhar a análise e saber se foi aprovado.
“Temos realizado uma operação abrangente, no sentido de que o auxílio emergencial seja pago à população mais vulnerável do país, e muito criteriosa, para evitar fraudes e repasses indevidos”, declarou o ministro da Cidadania, João Roma.
Confira alguns dos principais motivos:
Confira ainda: Prova de vida para o Poder Executivo Federal volta a ser exigida a partir de hoje; veja detalhes
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…