Praia de Chipiona, na Espanha, adota com sucesso distanciamento entre os banhistas

Medida, provavelmente, será copiada pelo prefeito carioca

0

Em pleno verão europeu, seria praticamente impossível manter as pessoas fora das praias, mesmo durante uma pandemia. Por isso, os líderes de diversas cidades europeias, como Chipiona, que fica na Espanha, precisaram criar estratégias para que os seus cidadãos possam aproveitar as temperaturas mais altas sem intensificar o surto de COVID-19 na região.

Foram registradas as barracas na praia em questão e essas fotos estão sendo usadas por outros líderes para as suas próprias estratégias. Um exemplo é a capital carioca, já que Marcelo Crivella, prefeito filiado ao Republicanos, está organizando a reabertura das praias aos poucos.

No caso de Chipiona, existe uma distância de um metro e meio entre todas as barracas, mas sem informações sobre a possível exigência do prefeito ou se foi uma iniciativa dos próprios banhistas.

De toda forma, a distância em questão não se restringia à areia, mas até mesmo ao mar: mesmo enquanto estavam tomando banho no mar, os banhistas continuam mantendo o distanciamento social pedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Marcelo Crivella, por enquanto, permite somente o banho de mar

Desde este final de semana, o prefeito do Rio de Janeiro já liberou o banho de mar para turistas e para moradores da cidade, mas com a proibição de que eles ficassem na faixa de areia.

Mesmo com a liberação unicamente para banho de mar, muitos especialistas ainda questionam o fato de que os banhistas podem ficar muito próximos uns aos outros e continuar transmitindo a COVID-19 uns aos outros.

O dilema é o mesmo em outras cidades que também têm praia e que estão procurando por meios de permitir, aos poucos que elas sejam frequentadas novamente.

Agora, com o caso bem-sucedido de Chipiona, é possível que os prefeitos e governadores encontrem meios mais eficientes de impedir que frequentadores das praias disseminem o coronavírus.

Porém, não se descarta a aplicação de multas para que esses banhistas se mantenham distantes uns dos outros enquanto estiverem no mar e enquanto ocuparem a faixa de areia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.