Deixar valores na poupança pode ser um dos maiores erros do cidadão brasileiro. A sensação de segurança e de praticidade acabam escondendo uma face bastante oculta dessa modalidade: a perda de poder de compra ao longo dos anos. Por conta disso, especialistas são unânimes em afirmar que não é um bom investimento.
Dessa forma, hoje vamos entender como funciona a poupança na prática, além de entender como você pode ter mais rendimento com o seu dinheiro, tendo a mesma segurança que a caderneta tradicional.
A poupança é uma conta remunerada, onde o cidadão coloca o dinheiro na conta e o governo utiliza o valor para fomentar o sistema imobiliário do país. Em troca desse “empréstimo” do dinheiro do cidadão, o governo faz um pagamento periódico, o aniversário da caderneta, que tem rendimentos há muitos anos no país.
A remuneração da poupança segue duas regras básicas:
Atualmente, com a taxa Selic em 13,25%, a caderneta rende 0,5% ao mês. Vale lembrar que os retornos são isentos de imposto de renda, mas é preciso que o investidor cumpra o aniversário da caderneta para receber o valor na conta.
Apesar de os retornos ficarem acima da inflação em muitos períodos da história recente, a poupança gera retornos baixos para o cidadão. Além disso, para ganhar um dinheiro relevante nesse investimento, o valor necessário nessa conta é muito mais alto que em outros tipos de investimentos. Dessa forma, não compensa ter valores na caderneta tradicional.
Nos aplicativos de bancos e também nas maiores corretoras do país, existem produtos que servem para que os brasileiros tenham retornos maiores que o da poupança. Além disso, vale ressaltar que é possível obter isso com a mesma segurança da poupança.
Confira, abaixo, investimentos que rendem acima da poupança, também com segurança:
Com essas opções, o investidor pode ter retornos de 13,25% ao ano, contra uma poupança que, hoje, rende pouco mais de 6%.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…