Não tem nada de errado em ser uma pessoa positiva, afinal de contas, esperar o melhor da vida é o que nos faz seguir dia após dia. Contudo, a positividade deixa de ser boa para uma pessoa quando ela começa a evitar tudo de negativo, para se manter positiva. Isso porque a vida é cheia de altos e baixos e são eles que trazem equilíbrio. Por isso, veja quando a positividade é tóxica e como ela pode te afetar negativamente, na matéria abaixo.
Você pensa demais? Siga essas 5 dicas para se preocupar menos
Muitas vezes, quando tentamos ser positivos demais, nos esforçamos para ver cada situação como um aprendizado. Isso até pode ser verdade, já que tudo na vida nos leva ao nosso aperfeiçoamento como pessoa. Contudo, há situações em que nós realmente sentimos raiva, tristeza, angústia, frustração, dentre outros sentimentos.
E ao fingir que eles não existem, ou tentar passar por cima deles, não estamos resolvendo o que nos incomoda. Estamos apenas nos conformando com a situação. E isso não proporciona crescimento nenhum. Além disso, os problemas continuam a existir e não os solucionamos.
A positividade tóxica acontece quando, independente do quão ruim seja a sua situação, você acredita que coisas melhores vêm e que, por isso, você não pode se sentir mal. Lembre-se sempre de que a dor é necessária, porque ela provoca desconforto, que faz uma pessoa crescer e mudar.
E ela é diferente de sofrimento, que é o apego a uma situação dolorosa e faz mal para todo mundo. Além disso, achar que não pode sentir, não te impede de já estar sentindo. Por isso, ignorar suas emoções e mascarar seus sentimentos faz com que você fique desgastado, até mesmo, fisicamente.
Sintomas físicos da ansiedade: saiba quais são eles e veja como tratá-los
Muitas vezes, vivemos situações estressantes, que nos pedem um tempo de recolhimento e descanso físico e mental. Contudo, a positividade é tóxica quando ela não permite esse período de descanso, porque a pessoa não aceita que está cansada. Isso acontece porque ela pensa que tudo que acontece de negativo em sua vida, deve ser encarado com aceitação. Contudo, a aceitação precisa de um período para adaptação, sendo ruim para uma pessoa não se permitir passar por ele.
A positividade tóxica está presente em uma pessoa quando ela se cobra para ser amorosa e feliz o tempo todo. Isso não é saudável e gera uma sobrecarga emocional muito grande. Por isso, a longo prazo, uma pessoa pode ser seriamente prejudicada por atitudes como esta.
Uma pessoa que tenta praticar a positividade em excesso, tende a se cobrar demais, para não errar. Isso porque ela quer ser feliz e fazer as outras pessoas felizes todo o tempo. Contudo, você é uma pessoa, um ser humano, que erra e que precisa conviver com seus erros para aprender. Sentir a dor e as consequências dele é o que te permitirá mudar para situações mais confortáveis na sua vida.
Como tomar decisões difíceis: siga essas dicas para decidir melhor
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…