Porque não investir em fundos multimercado?

0

Um dos tipos de fundos mais negociados no mercado são os multimercados. Mas tais investimentos não são dos melhores. Porque não investir em fundos multimercados?

Dê preferência a fundos passivos

Fundos de investimento que seguem estratégias passivas, como seguir um determinado índice, são mais interessantes do que fundos multimercados.

Ao entrar em fundo multimercado você depende que a estratégia do gestor dê certo. Ou seja, se o gestor não for bom, ou não conseguir aplicar uma boa estratégia em um determinado momento, é bem provável que todos os cotistas do fundo sejam prejudicados devido a performance ruim do gestor.

Como é difícil determinar qual é o melhor gestor, então o mais fácil é procurar por fundos que seguem índices.

Um bom exemplo de fundo assim são os ETF (fundos de índices). Ao investir em fundo assim, um ETF, você vai seguir a evolução de um índice, pode ser do Ibovespa, S&P500, Small Caps, enfim, existem vários fundos listados em nossa bolsa.

Além dos ETF, algumas gestoras estão oferecendo aos seus clientes fundos de investimentos que seguem índices também. Diferente do ETF, tais fundos podem ser acessados da mesma forma que os multimercados, mas com estratégias bem definidas. Os fundos seguem os respectivos índices.

Por exemplo; você quer investir em um fundo que segue o Ibovespa, então você pode recorrer ao BOVA11 (ETF que segue o índice), ou no fundo de investimento Trend Ibovespa FIA. Esse fundo pode ser acessado através da corretora XP Investimentos.

Liquidez e valores

Mesmo aqueles fundos que são considerados os melhores, como os fundos da gestora Verde ou Gávea, nem sempre estão disponíveis ou possuem valor de entrada interessante.

Será que um investimento inicial de R$ 10.000,00 ou mais é algo acessível, ou no mínimo, interessante? Não né?

Com relação à liquidez, os fundos multimercado, dependendo da estratégia que aplicam, podem “travar” o saque do investidor.

Por exemplo; existem fundos que disponibilizam os valores sacados após 15, 20 ou mais dias corridos. Sendo que as opções aqui mencionadas, podem ser liquidadas de forma muito mais rápida. Agora a decisão é sua. Bons investimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.