Por que o adestramento de cachorro é tão importante?

2

Cães aprendem através do condicionamento, ou seja, que seu comportamento traz consequências. Se elas foram boas é provável que o animal irá repetir a ação. Outra forma de condicionamento ocorre por associação. Exemplos: o cão vê a coleira e sabe que vai passear; a campainha toca e ele sabe que alguém vai entrar. O adestramento, pois, é uma aula para o dono se comunicar melhor com o seu cão, além de amenizar ou mesmo acabar com comportamentos inadequados do animal.

As pessoas costumam pensar que adestramento é a técnica de apenas ensinar truques para o cachorro, como dar a pata, senta etc. Porém, o adestramento vai além disso. Pode-se trabalhar na correção de certos comportamentos indesejados do cachorro e aprimorar outros comportamentos bons do animal.

Neste sentido, o treinamento consiste em ensinar comandos iniciais como: senta, deita, fica, aqui, junto e também alguns dos tão apreciáveis truques como: dar a pata, cumprimentar, rolar, fingir de morto, ficar em pé, rastejar… estes podem variar de adestrador para adestrador ou serem escolhidos pelos tutores do cãozinho que será adestrado.⠀

Portanto, adestrar é bom para o cão e bom para a família.

Benefícios do adestramento

O adestramento ajuda fortalecer a relação com o seu melhor amigo e contribui para uma boa saúde física e mental do seu animal.

Além de criar uma linguagem de comunicação entre o cãozinho e o dono, essa prática estimula a parte cognitiva do animal, sendo um ótimo exercício mental e físico. Muitas pessoas buscam essa prática para prevenir ou reparar comportamentos indesejáveis, fazendo com que o cão se comporte e torne o convívio harmônico.

Porém, adestrar seu companheiro em casa requer tempo e muito treino. Por isso, uma boa dica para acelerar este processo de adestramento é utilizar petiscos ou uma bola de adestramento, esses itens mantém o seu pet mais focado na recompensa, tornando o aprendizado mais fácil.

Independentemente de qual seja o motivo ou benefício, é realmente muito fofo ver o bichinho obedecendo e se divertindo com o treinamento, não é mesmo?

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.