Por que comer damasco doce?

0

O damasco é o fruto do damasqueiro, árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920. Hoje em dia, existem diversas espécies híbridas do damasco, consumidas em vários países do mundo.

O damasco produz no seu caroço a amêndoa chamada de amêndoa do alperce. A Turquia é um dos países que mais produz chegando 750 ton por ano. Costumamos consumi-lo in natura ou desidratado.

Você já conhece os seus benefícios?

Os benefícios do damasco se assemelham aos das frutas alaranjadas. O damasco (também conhecido comoabricó) é uma fruta com intensa colação amarelo alaranjada, o que indica alta concentração de carotenóides, especialmente betacaroteno, um importante antioxidante, muito bom para a saúde. Além disso:

  • Primeiramente, trata indigestão;
  • Equilibra os níveis de pressão;
  • Melhora a visão e a pele;
  • Poderoso antioxidante;
  • O damasco contém ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C, K,B3, B9 e B5 e outros nutrientes.⠀
  • Em seu estado seco é rico em fibras e ferro, mas é mais calórico (240 calorias/100g). O damasco fresco entretanto apresenta 50 calorias/100g. Ainda assim, em sua versão seca, o damasco é recomendado devido a sua alta concentração de nutrientes;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Por fim, nos damascos frescos há maior presença de vitamina C do que no seco, uma vez que ocorrem perdas desta vitamina na exposição ao ar e calor. Porém outras substâncias, como betacaroteno, licopeno e pectina, são mais bem aproveitados pelo organismo quando o damasco (fresco ou seco) é cozido.⠀

Então, se você nunca experimentou, pense naquele fruto que mesmo desidratado é suculento com o sabor doce e um leve azedinho. Rico em vitamina A, E e B2, vai bem como lanchinho, doce depois da refeição ou em muitos pratos doces e salgados!

Por fim, veja também: Damasco emagrece? Conheça os benefícios para a sua saúde.

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.