Por que comer arroz integral

1

O arroz integral é rico em fibras, ajuda a aumentar a saciedade e faz com que a quantidade de alimentos ingeridos seja menor. Ele não passa pelo processo de refinamento como o branco, mantendo praticamente todos os nutrientes.

Do ponto de vista nutricional, o arroz integral é superior ao arroz branco. É rico em vitaminas do complexo B, zinco e selênio, nutrientes antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, concentração e memória. Além de ser mais nutritivo que o arroz branco, tem um teor maior de fibras solúveis e insolúveis, o que favorece o funcionamento do intestino.

Na camada mais externa do arroz integral, encontramos lipídeos e proteínas, vitaminas como a tiamina, niacina, riboflavina e alfa-tocoferol; minerais, temos o manganês, magnésio, cobre, selênio, fósforo e potássio.

Benefícios do arroz integral de forma resumida

  • Auxilia e preserva a saúde do intestino;
  • É bom para o sistema cardiovascular;
  • É bom para o cérebro, pois possui magnésio, que, entre outros benefícios, é necessário para a síntese da serotonina;
  • Ajuda a emagrecer, pois suas fibras dão uma sensação de saciedade, o que nos leva a comer menos.

Como fazer

É muito comum as pessoas dizerem que cozinham o arroz integral na panela de pressão ou que refogam com óleo, alho e cebola, ou seja, fazem da mesma forma do arroz branco.

Contudo, não há necessidade de panela de pressão se você cozinhar o seu arroz simplesmente na água. Apenas água! Levará uns 20 minutos no máximo para o seu cozimento e depois pode ser temperado como quiser, com azeite, sal, cheiro verde etc. (Veja mais aqui).

Se você cozinhar com óleo e outros temperos, ele ficará encruado, ou seja, duro.

E aí, tá esperando o que para mudar o arroz branco pelo integral?⁣

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.